MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de agosto de 2012

Novo livro aborda história do telejornalismo na Amazônia


'Telejornalismo na Amazônia' traça linha do tempo da imprensa no AM.
Lançamento foi prestigiado por estudantes e profissionais de jornalismo.

Marcos Dantas Do G1 AM

'Telejornalismo na Amazônia' foi lançado na manhã deste sábado (4) (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)'Telejornalismo na Amazônia' foi lançado na manhã deste sábado (4) (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
O atual editor-geral de jornalismo da Rede Amazônica, o jornalista Luís Augusto Pires Batista lançou na manhã deste sábado (4) o livro ‘Telejornalismo na Amazônia’. A obra traça um retrato histórico da imprensa amazonense, apresentando uma linha do tempo que acompanha desde a chegada do telégrafo na Amazônia até os dias atuais, com as inovações trazidas pela Internet.
Prestigiado por estudantes e profissionais de jornalismo, Luís Augusto lançou o segundo livro da carreira. “O trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado que fizemos entre os anos de 2008 e 2010 no curso de comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, na época, pensamos em fazer um trabalho sobre a dificuldade logística da comunicação na Amazônia. Aos poucos, mudamos o foco do trabalho e passamos a fazer uma pesquisa em cima dos correspondentes do interior da Rede Amazônica que geram conteúdo via internet", afirmou.
Livro é resultado de uma dissertação de mestrado feita por Lúis Augusto (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Livro é resultado de uma dissertação de mestrado feita por Luís Augusto (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Para o trabalho, Luís realizou uma pesquisa de campo no munícipio de Manacapuru (distante 69km de Manaus), onde investigou o efeito do trabalho do vídeo-repórter na comunidade. "Fomos para lá e conversamos com cerca de 20 pessoas de segmentos diferentes da comunidade, perguntando como eles viam o trabalho do vídeo-repórter do ponto de vista cultural, educacional, da economia, e até mesmo de solução para os problemas deles, e a relação política com o poder público municipal", explicou.
Luís Augusto foi prestigiado por estudantes, profissionais de jornalismo e pela equipe de jornalismo da TV Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Luís Augusto foi prestigiado por estudantes, profissionais de jornalismo e pela equipe de jornalismo da TV Amazonas (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
A ideia de publicar, de acordo com Luís, nasceu da aceitação que o mesmo teve ao ser apresentado na universidade. “O trabalho acadêmico durou dois anos e quando defendemos a dissertação, alguns professores da banca falaram da importância histórica desse trabalho. A partir daí, decidimos publicar o trabalho, fazendo uma parceria com a Editora Valer e com o escritor Tenório Telles, filtrando toda a pesquisa, tirando um pouco da linguagem acadêmica, e ainda acrescentando coisas novas às pesquisas”, explicou.
Fila para autógrafo do livro tomou conta da livraria onde ocorreu o lançamento (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Fila para autógrafo do livro tomou conta da livraria onde ocorreu o lançamento (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
Entre as maiores dificuldades apontadas por Luís para a execução do trabalho, está o pouco número de obras que tratam sobre a imprensa amazonense. “Chegamos a encontrar conteúdos interessantes sobre o rádio, mas não havia trabalhos sobre a imprensa escrita ou da própria televisão. O trabalho tem essa relevância de mostrar um aspecto histórico da imprensa amazonense e também de apresentar a dificuldade de se fazer telejornalismo aqui”, completou.
Eduardo Monteiro de Paula valorizou os resultados das pesquisas que deram origem ao livro (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)Eduardo Monteiro de Paula valorizou os resultados das pesquisas que deram origem ao livro (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
O jornalista e apresentador do "Globo Esporte" no Amazonas, Eduardo Monteiro de Paula valoriza o conteúdo trazido pelas pesquisas de Luís Augusto. “'As informações que o Luís Augusto conseguiu colocar no livro nos dão a exata noção do que acontece em determinados pontos longínquos da nossa região", afirmou, destacando ainda a maneira simples do autor escrever.
"É uma grande contribuição para o jornalismo no Amazonas e na amazônia em geral", disse Milton cordeiro sobre o livro de Luís Augusto (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)"É uma grande contribuição para o jornalismo no Amazonas e na Amazônia em geral", disse Milton Cordeiro sobre o livro de Luís Augusto (Foto: Marcos Dantas / G1 AM)
O vice-presidente de Jornalismo da Rede Amazônica, Milton Cordeiro, elogiou o trabalho de Luís Augusto. “É uma contribuição valiosa para todos os estudantes e profissionais de jornalismo. O livro que o Luís escreveu é de muita relevância e contribui demais para o jornalismo no Amazonas e na Amazônia em geral”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário