MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Órgão dos EUA reprova modelos de luxo em crash test inédito


Nova metodologia simula efeitos de colisão em árvores e postes.
Entre os modelos testados estão BMW Série 3, Audi A4 e Classe C.

Do G1, em São Paulo
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), instituto norte-americano dedicado à segurança nas estradas, revelou que sedãs de entrada do segmento de luxo não possuem segurança suficiente para proteger os ocupantes de colisões em árvores ou postes. O órgão anunciou uma nova metodologia de crash test, que avalia o comportamento dos carros em colisões a 40 km/h contra objetos comuns em estradas e ruas.


De acordo com o resultado da avaliação, modelos ano 2012 como Acura TSX, BMW Série 3, Lincoln MKZ e Volkswagen CC foram considerados "marginais", enquanto Audi A4, Lexus ES, Lexus IS e Mercedes-Benz Classe C foram classificados como "pobres ", segundo tal quesito de segurança.
Novo crash test considera colisões com objetos que atingem um quarto da dianteira do carro (Foto: Reprodução/IIHS)Novo crash test considera colisões com objetos que atingem um quarto da dianteira do carro (Foto: Reprodução/IIHS)
Golpe parcial na dianteira
O novo teste foi desenvolvido para simular os efeitos no carro ao bater em uma árvore ou poste a 40 km/h, mas ao invés de atingir o objeto diretamente na direção do motor, o IIHS desenvolveu uma metodologia em que o choque atinge apenas um quarto da extremidade dianteira do carro.
“Estas são falhas graves, e nosso novo teste reflete isso", disse o presidente IIHS Adrian Lund, em comunicado. "A maioria das montadoras projeta seus veículos para os nossos testes frontais ‘regulares’ e da NHTSA [outro órgão de fiscalização norte-americano], que abrange a largura total da parte frontal, mas os problemas causados em acidentes de pequenas proporções não são considerados. Esperamos que o nosso novo programa de classificação mude isso”, ressalta Lund.
Os únicos modelos de luxo que conseguiram manter a reputação de “veículo totalmente seguro” no crash test foi o Volvo S60 e o Acura TL, ambos ganharam a classificação “bom”, após o teste. Já o sedã Infiniti G foi considerado "aceitável".
De acordo com o órgão, A chave para a proteção em qualquer acidente é uma gaiola de segurança forte, que resiste à deformação de manter espaço de sobrevivência para os ocupantes. Em seguida, os sistemas de retenção do veículo complementam a ação ao amortecer e proteger as pessoas no habitáculo.
Entre os itens mais destacados pelo instituto para assegurar a segurança dos ocupantes neste tipo de impacto estão os aibags laterais e de cortina. Isso porque em colisões a velocidades baixas (até 40 km/h), os airbags frontais podem desviar da direção da pessoa, deixandoa-a totalmente desprotegida.
Os próximos modelos a serem avaliados neste novo teste do IIHS serão sedãs de porte médio, de preço mais acessível, o que inclui os líderes de vendas nos Estados Unidos Ford Fusion, Honda Accord e Toyota Camry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário