MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Pai deficiente físico ensina paixão por esportes aos filhos no Ceará


Cearense Cláudio Amora teve paralisia infantil e, atualmente, é paratleta.
Filhos praticam esportes e acompanham o pai em competições.

Gabriela Alves Do G1 CE

Filhos praticam esportes e acompanham o pai em competições. (Foto: Cláudio Amora/Acervo Pessoal)Cláudio Amora com a família. Filhos praticam esportes e acompanham o pai em competições. (Foto: Cláudio Amora/Acervo Pessoal)
O pai Cláudio Amora, de 38 anos, e os dois filhos não se separam nem na hora de praticar esportes. O trio participa regularmente das corridas de ruas em Fortaleza e dá exemplo de união e superação. Amora é deficiente físico e ensinou a paixão pela vida e pelo esporte para os filhos. “Tenho muito orgulho dele”, afirma o filho mais velho, que quer seguir o exemplo do pai.
“Ser um pai com deficiência física que é atleta é um exemplo que dou para eles”, conta o chefe da família Amora. A dificuldade não é obstáculo para Cláudio Amora. Pelo contrário, ele ensina aos filhos - Ana Júlia, 4 anos, e Jhonata, 10 anos - a conviver com as diferenças. “Quando se tem um exemplo em casa de superação é mais real”, diz. O cearense teve paralisia infantil aos 2 anos e, desde os 10, pratica esportes.
Por sempre acompanhar e admirar eventos esportivos, o cearense começou a treinar triatlo em 2003, quando o primogênito Jhonata tinha apenas um ano. “Tomei gosto pelo casamento da natação, ciclismo e corrida. E ficou mais apertado porque tinha um filho para sustentar”. Atualmente, Cláudio Amora é paraatleta profissional, ganha um salário para competir e integra a equipe brasileira da modalidade.
Essa oportunidade deu a Amora a chance de se tornar um bom atleta e, principalmente, um “paizão” e esposo. “Posso cuidar dos dois filhos e treinar com eles. Eu sou muito família”, diz. Casado há 12 anos com a professora Daniely Aguiar Amora, ele toma conta da rotina dos dois filhos enquanto a esposa trabalha durante todo o dia em uma creche.
Cearense Claudio Amora teve paralisia infantil e, atualmente, é paraatleta.  (Foto: Cláudio Amora/Acervo Pessoal)Cláudio Amora com a família
(Foto: Cláudio Amora/Acervo Pessoal)
Rotina
Às 5h da manhã, o pai prepara o café da manhã dos filhos e, em seguida, deixa as crianças na escola. Em casa, prepara o almoço, ajuda nas tarefas escolares e comanda o treino dos filhos nos esportes preferidos de cada um, mas lembra “a educação é em primeiro lugar”. Quando é preciso, também é ele quem participa das reuniões de pais na escola.
Por enquanto, a pequena Ana Júlia escolheu pelo judô e o ballet. Jhonata já leva o esporte a sério e pensa em se tornar um corredor de rua. Ele é treinado três vezes por semana pelo pai que não poupa nos exercícios do filho. “Ele exige muito quando é treinador. Como pai, é mais carinhoso”, revela.
Quando perguntado se prefere a rotina de atleta ou de pai, o paratleta que já foi duas vezes vice-campeão da Corrida de São Silvestre e, no mês de outubro, viaja para a Nova Zelândia, onde vai disputar o mundial em paratriatlon, não titubeia: “Prefiro ser pai. Deus me deu essa responsabilidade”.
A ligação com os filhos é tão forte que, quando o pai viaja para as competições em outros estados, os filhos adoecem. “Quando fui para o (campeonato) brasileiro em João Pessoa. Fiquei uns quatro dias fora e a Ana Júlia ficou doente”, lembra.
Mesmo com a pouca idade dos filhos, Amora reconhece que aprende muito com eles e que tem parceiros. “A gente se completa muito como pai e filho. Quero que eles não esqueçam de superar todos os obstáculos da vida”. Jonatha não pensa em deixar de correr ao lado do pai tão cedo. “Vou ficar com ele até eu me aposentar”, disse o futuro atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário