MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Pecuaristas perdem gado por falta de pastagem em Barreirinha, no AM


Falta de pastagem dificulta a alimentação dos animais.
Agricultores tentam encontrar alternativas.

Do G1 AM

Depois da cheia no Amazonas, agora a falta de pastagem tem trazido prejuízo aos produtores da cidade de Barreirinha, 331 Km de Manaus. Com a falta de pasto, muitos animais estão morrendo de fome.

Segundo relatos de pequenos produtores da cidade, durante a enchente o gado foi levado para a terra firme, mas agora falta pastagens para os animais. De acordo com eles, a vazante do rio está lenta e o rebanho ainda não pode retornar para as áreas de várzea.
Na estrada de Terra Preta, a 14 km da sede do município, o agricultor Sebastião Ribeiro ainda mantém parte do rebanho, mas o local está totalmente seco e o gado quase sem alimento. "Já utilizamos muitas cascas de soja, mas ainda não supriu a necessidade do gado", disse.
Em uma fazenda da cidade, 43 animais já morreram de fome. Para evitar mais prejuízos, os criadores começam a criar alternativas para o rebanho.
O agricultor Teodoro Gloria tenta evitar o problema. Ele possui dois hectares de capineira e todos os dias colhe e mói o capim. Essa foi a saída que ele encontrou para não perder o gado, mas disse que possui reserva apenas para 30 dias.
O médico veterinário do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Alan Trindade, explicou que uma das alternatias para alimentar o gado é o uso da capineitra. "A técnica consiste em triturar o o capim e complementar com a casca de soja, que é um alimento conhecido e já utilizado pelos criadores", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário