MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Período de estiagem recebe o colorido das flores do Ipê, em Goiás


Há 50 anos, aposentado planta mudas nativas para disseminar a vegetação.
Árvore pode ser plantada às margens de rios ou mesmo dentro da cidade.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Em plena estiagem no Centro-Oeste brasileiro, o cerrado ganha uma nova cor para alegrar os dias mais secos e empoeirados. É o colorido do ipê, uma árvore legendária que durante toda história do Brasil encanta namorados, escritores e poetas.
E o Ipê não economiza cores e nem tem muita exigência. Aparece em margens de rios ou até mesmo dentro da cidade, em cima da calçada.
O aposentado Benjamim Ferreira há mais de cinquenta anos faz mudas nativas para disseminar a cultura. “É muito gostoso pode ver uma planta dessas, amarelinha que até dói nas vistas da gente. Eu amo muito o cerrado e dou muito valor”, diz.
Mas para suportar o calor e a falta de chuva, o Ipê tem uma estratégia bem curiosa. A árvore fica florida, mas sem folhas e, assim, concentra todas as forças na reprodução e o vento ajuda a dispersar as sementes.
Seja de tonalidades amarela, roxa ou branca, como em todo espetáculo, esse também costuma ficar pouco tempo em cartaz. As flores podem durar de uma semana a um mês. E nesse período andar em meio a essa paisagem torna-se uma terapia. “Para tirar o estresse do dia a dia não tem coisa melhor. Esse visual é muito bonito e relaxa com certeza”, afirma o ciclista Guilherme Amaral.
Ipês em Goiás colorem visual empoeirado da época de estiagem (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ipês em Goiás colorem visual empoeirado da época de estiagem (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário