MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pesquisa mostra que produzir cana está 25% mais caro em SP


Estudo foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.
Custo de produção aumentou 25% nas últimas quatro safras.

Do Globo Rural

A movimentação da máquina no canavial de Paulo Junqueira Neto é para garantir a adubação correta na plantação. A fazenda que fica em Ribeirão Preto, região nordeste de São Paulo, tem 3.600 hectares de cana.
No início da safra, o produtor decidiu renovar 30% da área plantada cultivando novas mudas, mas apesar do planejamento, Paulo reclama do custo no investimento. Cada hectare reformado está saindo por R$ 5 mil.
O produtor hoje paga R$ 100 pela tonelada de muda de cana-de-açúcar, o dobro do preço de quatro anos atrás.
Uma pesquisa da USP/Esalq comprova o aumento nos custos. O estudo concluiu que para produzir a mesma quantidade de cana, os produtores e as usinas gastam atualmente 25% a mais do que há quatro safras.
Os insumos, produtos usados para fazer os tratos culturais e combater as pragas, foram os que tiveram as maiores altas. Os fertilizantes ficaram 60% mais caros, o preço do calcário teve aumento de 65% e o gesso de 50%.
Os principais fatores para a alavancada dos preços são a alta do dólar e dos produtos agrícolas comercializados nas Bolsas internacionais.
Para a Associação dos Plantadores de Cana, o atual custo de produção praticamente não deixa margem de lucro para o produtor e prejudica também, os investimentos no canavial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário