MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Pesquisa resgata a memória dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré


Peças estão sendo catalogadas para preservar história de cada uma delas.
Principal objetivo é manter viva a memória do Círio de Nazaré.

Do G1 PA

A Diretoria da Festa de Nazaré está realizando uma pesquisa para resgatar a memória de uma das mais importantes peças ligadas à tradição religiosa do Círio de Nazaré, o manto utilizado na imagem peregrina durante as procissões.
Atualmente, os católicos aguardam ansiosos para ver a peça que vai cobrir a imagem durante a procissões das festividades do Círio. Mas antes as peças demoravam muito mais tempo para serem trocadas. O manto funcionava como roupa e só era confeccionado outro quando o anterior já estivesse desgastado.
Na década de 80, quando os mantos já eram trocados com maior frequência, a diretoria do Círio passou a ter a preocupação de guardar esses adereços. Tudo começou com um inventário, onde eram guardados todos os objetos que a diretoria tinha, até mesmo para fazer um memorial do Círio. Agora, as peças já estão sendo catalogadas para descobrir e preservar a história de cada uma delas.
Segundo a diretoria, a partir da pesquisa, foi constatado que muitos dos mantos estavam sendo guardados de maneira errada. Os últimos 12 a 15 mantos são considerados verdadeiras joias, não só de valor econômico, mas por tudo que representa historicamente para a igreja e também para o devoto.
Após a pesquisa, todos os mantos do acervo do Círio serão restaurados. O principal objetivo e preocupação agora é preservar a memória de uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário