MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pesquisadores desenvolvem café resistente ao nematoide


Pesquisa foi realizada no IAP, Instituto Agronômico do Paraná.
Praga tem prejudicado bastante as lavouras do estado.

Do Globo Rural

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná desenvolveram uma variedade de café resistente ao nematoide. O parasita que fica no solo ataca a raiz e impede o desenvolvimento da planta. A praga tem prejudicado bastante as lavouras do estado.
A ação do nematoide transformou em lenha os pés de café da fazenda do agricultor José Barizon, em Londrina. O produtor cortou alguns pés na expectativa que brotassem saudáveis, o que não aconteceu. Cerca de 20 hectares precisaram ser substituídos por outras culturas.
O ataque do nematoide preocupa muitos cafeicultores. A equipe de pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná desenvolveu a variedade IPR 100. Nos testes, 90% das plantas resistiram à ação do parasita. “A maturação dessa cultivar é mais tardia”, diz.
O trabalho de pesquisadores animou os agricultores da região. O agricultor José Barizon viu na nova variedade a oportunidade de reerguer os cafezais. Ele plantou seis mil pés da nova variedade e ainda não registrou o aparecimento do nematoide na lavoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário