MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

População troca materiais recicláveis por verduras de horta em Jundiaí, SP


Alimento abastece cerca de 500 famílias de baixa renda da cidade.
Cerca de 2 mil pés de verdura são distribuídos a 9 comunidades.

Do Globo Rural
Um projeto que une horticultura e reciclagem tem dado bons resultados em Jundiaí, São Paulo. A população faz a separação seletiva do lixo e em troca recebe verduras frescas produzidas no município.
Os canteiros verdinhos indicam que é o momento de colher alface. Na horta, plantada em uma área de quase 4 mil metros quadrados em Jundiaí, também tem couve, almeirão, chicória e beterraba. O alimento produzido, que abastece cerca de 500 famílias de baixa renda da cidade, é resultado de um projeto da prefeitura desenvolvido com sucesso há quase 10 anos. Por semana, cerca de 2 mil pés de verdura são distribuídos a 9 comunidades carentes de Jundiaí.
Originalmente, o solo do terreno onde está a horta era usado para reflorestamento. Era um solo desgastado e sem a quantidade de nutrientes necessária para fazer crescer as hortaliças. A solução encontrada para aproveitar o espaço foi usar galhos moídos, retirados das podas feitas na cidade, misturados à terra, esterco de curral e calcário agrícola para neutralizar. Depois de cerca de 3 a 4 meses, a mistura se transforma em um composto eficiente para montar os canteiros.
Os técnicos e engenheiros agrícolas responsáveis pelo projeto buscaram outros exemplos em outros lugares do país e pesquisaram em universidades o que poderia ser feito com os galhos. Dessa forma, encontraram uma maneira adequada de dar fim ao material orgânico e ainda conseguiram recuperar uma área que hoje está em plena produção.
Em troca de um pé de alface, os moradores se comprometem a separar garrafas, plásticos e embalagens. O caminhão de reciclagem da prefeitura não chega às comunidades atendidas pelo projeto e todo o material iria parar nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário