MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Produtores de canola comemoram boa safra em Guarapuava, no Paraná


Tempo seco favoreceu a safra, segundo os produtores.
A canola é destinada para a fabricação de óleo de cozinha e de biodiesel.

Do G1 PR

O tempo seco que parece ser prejudicial para alguns agricultores veio em boa hora para quem produz canola, pelo menos é o que afirmam os produtores de Guarapuava, na região central do Paraná.
Eles estão otimistas com relação a próxima safra principalmente porque a criação de uma indústria de óleo em Candói, município vizinho, deve aumentar ainda mais os lucros. A produção deve ser 16% maior em relação à safra passada, chegando a 17 mil toneladas.
"A expectativa é muito boa. Os produtores estão animados porque as lavouras estão com um potencial muito bom de produção e, com os altos preços da soja, a rentabilidade, sem dúvida, vai ser muito boa", explica o produtor rural Giovani Teixeira.
O baixo custo da produção foi o que motivou o produtor Reni Kunz a investir na canola. "O custo de produção fica na faixa de 60% mais barato em relação ao custo de uma cultura de inverno, como trigo e cevada, por exemplo. Nós acabamos usando menos adubos, sementes e agrotóxicos.
A canola é destinada tanto para a fabricação de óleo de cozinha quanto de biodiesel. Desde 2010, com a exigência do Governo Federal da adição de 5% de biodiesel no diesel comum, a canola passou a ser uma boa alternativa de matéria-prima para a fabricação do combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário