MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Produtores de MT temem não usar novo inseticida na safra 12/13 de soja


Nova molécula ficará disponível em até 40 dias, diz governo federal.
Insumo é usado no combate à ferrugem asiática.

Vivian Lessa Do G1 MT

Soja guaxa Mato Grosso (Foto: Wanderlei Dias Guerra/Mapa)Ferrugem asiática causa prejuízos nas lavouras de
Mato Grosso (Foto: Wanderlei Dias Guerra/Mapa)
Os produtores de Mato Grosso temem que a nova molécula de inseticida, liberada pelo governo federal na última semana, não seja usada na safra 12/13. O produto em questão será usado no combate à ferrugem asiática, doença que é considerada a principal vilã das lavouras de soja. A estimativa é que o novo insumo seja liberado em até 40 dias. Mas a safra de soja poderá começar antes desse prazo, marcada para o dia 15 de setembro.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Cárlos Fávaro, afirma que a liberação para o uso do inseticida é um avanço para o setor. "Mas, se demorar, os produtores não irão usar o produto nesta safra". Fávaro disse recentemente ao G1 que não há liberação de novas moléculas de produtos químicos desde 2008. "Estamos ficando para trás, já que os Estados Unidos, por exemplo, estão há três anos com produtos mais eficientes que os nossos".
O ataque da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, nas lavouras de soja resultou em indicadores alarmantes. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, foram registradas 265 ocorrências na safra 11/12, sendo 108 em Goiás e 88 em Mato Grosso. Os dois estados registraram incremento de registro da doença se comparado ao ciclo anterior. Em Goiás, por exemplo, foram encontrados 68 focos nas lavouras da safra 10/11, enquanto que nos campos mato-grossenses o ataque da ferrugem resultou em 55 ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário