MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Produtores de pêssego esperam colher boa safra da fruta no RS


Safra do estado está prevista em 120 mil toneladas.
Mais da metade deve ser destinada à indústria de conservas.

Do Globo Rural

Os produtores de pêssego do Rio Grande do Sul esperam colher uma boa safra da fruta no Rio Grande do Sul. Por enquanto, a renda dos agricultores vem dos galhos floridos, descartados na poda, que viram pequenos buquês e são vendidos em feiras. A colheita do pêssego no estado deve começar daqui a dois meses.
Os 2,5 mil pés de pêssego formam corredores de flores na propriedade do agricultor Gilson Antonello, em Porto Alegre. O frio do inverno combinado com alguns períodos de calor contribuíram para o bom desenvolvimento da planta. Com a florada bonita, a produção depende do clima, que não deve ter nem muito calor nem muito frio e pouca chuva.
"A florada foi um pouco atrasada e isso é muito bom porque se evita a queima por geada. Na verdade agora depende das condições climáticas. Esses são os fatores que poderão ter influência maior ou menor na qualidade do fruto", explica Antônio Conte, agrônomo da Emater.
Os agricultores investem na poda para garantir qualidade e um bom desenvolvimento da fruta. A expectativa é de que sejam colhidos frutos grandes e doces, que alcancem um bom valor no mercado. Por enquanto, a renda vem dos galhos floridos, descartados na poda, que viram pequenos buquês e são comercializados em feiras. Mas a expectativa maior é pelos pêssegos in natura.

Este ano, a safra de pêssego no Rio Grande do Sul está prevista em 120 mil toneladas, com 65 mil são destinados à indústria de conservas. O restante é vendido para o consumo in natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário