MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Professores de Cacoal, RO, vão a campo por material didático regional


Oitenta professores participam do estudo regional.
O próximo destino será a aldeia dos índios suruís, no distrito de Riozinho.

Paula Casagrande Do G1 RO

Professores querem conhecer a história regional de perto (Foto: Projeto Construindo Saberes/Divulgação)Professores querem conhecer a história regional de perto
(Foto: Projeto Construindo Saberes/Divulgação)
Preocupados com a escassez de material didático regional, 80 professores das áreas de história, geografia, filosofia e sociologia dos municípios de Cacoal e Espigão do Oeste e Ministro Andreazza, RO, foram a campo para a realização de pesquisas. Até o final de 2012, estão previstos três passeios com destinos diferentes pelo estado.
O primeiro passeio do projeto Construindo Saberes, organizado pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e pensado desde março de 2012, saiu na manhã da sexta-feira com destino ao sítio arqueológico Mirante, em Presidente Médici, no distrito de Novo Riachuelo.
“Este primeiro passeio a estudo foi proveitoso. Conhecemos um pouco da história da região e articulamos como o projeto seguirá daqui para frente”, relata Ana Paula Gottardi, coordenadora da Formação Continuada de Ciências Humanas e responsável pelo projeto.
A ideia, segundo Ana Paula, é um incentivo para que os professores continuem sendo pesquisadores em sala de aula, e que possam ter ideias para levarem também seus alunos.
Quando procuramos arquivos regionais ficamos presos há uns três autores somente, com linhas de pesquisa particulares"
Ana Paula, professora
“Quando procuramos arquivos regionais ficamos presos há uns três autores somente, com linhas de pesquisa particulares. Além da pesquisa própria que estamos desenvolvendo, os educadores aprendem como realizar uma aula de campo e pensam em como empregar a técnica da melhor forma em sua escola; que sejam também multiplicadores”.
E os sonhos e ideais da classe não param por aí. Com a produção deste material de pesquisa, os professores pensam em, quem sabe, publicar um livro, que seria disponibilizado nas escolas da rede estadual dos municípios. “Nós queremos pesquisar sobre as particularidades de cada região, em seus aspectos físicos, econômicos, políticos, sociais e culturais; e talvez estender o projeto a regiões mais distantes", explica Ana Paula.
Dentre os passeios já programados, estão a aldeia dos índios Suruís, próxima ao distrito de Riozinho, em Cacoal, e a especificidade da cultura pomerana, em Espigão do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário