MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Programa desenvolvido na Bahia facilita leitura de deficientes visuais


Programa é instalado em celular e transforma registro de texto em áudio.
Apenas uma versão está à venda no mercado com custo de R$ 900.

Do G1 BA

Um programa instalado em celulares, que faz a leitura de textos e bulas de remédios, ajuda a deixar mais prática a vida dos deficientes visuais na Bahia.
O software instalado em um celular fotografa páginas e imagens de conteúdos em papel, por exemplo, e os transforma em mensagem sonora.

Os criadores do programa tentam fazer novas versões para mais modelos de celulares. No momento, o único software à venda no mercado custa R$ 900 e funciona apenas em um tipo de aparelho. “Com a evolução da tecnologia, o preço pode baixar e, também com a escala das vendas, com certeza o custo de desenvolvimento dilui e o preço caem”, explica Vitor Teixeira, que atua na empresa de tecnologia situada em Salvador.
Deneide Moraes perdeu a visão aos sete anos. Vendedora de produtos de beleza, ela afirma que, com o programa, ficou mais fácil saber o valor das faturas enviadas pelos fornecedores. Além disso, ganhou mais autonomia no curso pré-vestibular. “Ele [o programa] lê todas as apostilas e hoje eu posso acompanhar a aula naturalmente, como todo mundo. Antes eu tinha que ser ouvinte e depois pedir alguém pra ler pra mim as apostilas”, afirma.
Outros dois deficientes visuais, João Bosco e Jefferson Teles, também utilizam o software elaborado pela empresa. “Ele facilita muito a minha vida no que diz respeito a ler pequenos documentos, alguns textos. A gente no dia a dia recebe muitos papeis, cartas de banco”, diz exlica o instrutor de informática e usuário do programa, Jefferson Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário