MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Recife recebe obras do artista plástico colombiano Fernando Botero


'Dores da Colômbia' aporta no Instituto Ricardo Brennand, nesta terça (07).
Exposição traz pinturas a óleo e desenhos realizados entre 1999 e 2004.

Do G1 PE

Exposição "Dores da Colômbia", de Fernando Botero, chega ao Recife (Foto: Reprodução)Mostra 'Dores da Colômbia', de Fernando Botero,
chega ao Recife (Foto: Reprodução)
Após passar por diferentes cidades brasileiras, o Instituto Ricardo Brennand, no Recife, recebe 67 obras do colombiano Fernando Botero nesta terça-feira (07), encerrando a sua temporada itinerante no Brasil. A visitação aberta ao público ocorre a partir da quarta (08). "Dores da Colômbia" apresenta pinturas a óleo, aquarelas e desenhos do artista plástico, realizados entre 1999 e 2004, que retratam a violência urbana e rural naquele País. A mostra segue até o dia 9 de setembro.

Os trabalhos foram selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. Conhecidas pelas formas arredondadas e bem-humoradas de suas figuras humanas, as obras desta exposição mostram uma realidade triste sobre a violência, quase sempre causada pela guerra do narcotráfico na Colômbia, e ilustram um período que provocou transformações no cotidiano da população.

"Nos anos 1990, Botero não estava morando na Colômbia e sempre lia notícias ruins sobre o País, sua violência, as drogas, as guerrilhas. O mundo passou a conhecer esse problema também por meio da mídia. Então, Botero, como um artista que se preocupa com o País dele, resolveu dar a sua visão sobre isso, mas sem aquela intenção de 'vou mudar o mundo'. Ele apenas expressa suas ideias nas telas", explica Adriana Parra, coordenadora de exposições itinerantes do Museu Nacional da Colômbia.

"A recepção do público tem sido muito boa. Muitas pessoas se impressionam, pois Botero é mais conhecido por suas obras tranquilas, bem-humoradas, que retratam o cotidiano. Essa exposição é muito forte, com quadros que retratam cenas duras. Mesmo assim, muita gente sai dizendo que quer conhecer a Colômbia depois de ver as pinturas", acrescenta Parra.

Considerado um dos mais importantes artistas plásticos latino-americanos da atualidade, Botero nasceu em Medellín. Suas peças, esculturas e pinturas fazem parte de importantes museus de todo o mundo.

A exposição "Dores da Colômbia", que chega ao Recife, já percorreu várias cidades brasileiras, latinas e europeias. A visita no Instituto Ricardo Brennand será guiada por 17 monitores.

Serviço

"Dores da Colômbia" em Recife
De terça-feira (07) a 09 de setembro
Visitação de terça a domingo, das 13h às 17h
R$ 15 (inteira) e R$ 5 (estudantes, idosos cima de 60 anos e professores). Crianças até 7 anos acompanhadas e escolas públicas agendadas têm entrada gratuita.
Instituto Ricardo Brennand - Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea, Recife
Telefone: (81) 2121-0352/0365
Classificação etária: a partir de 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário