MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Reino Unido quer negociar caso Assange com Equador


Criador do WikiLeaks está abrigado na embaixada equatoriana em Londres.
Inglaterra havia ameaçado invadir embaixada para prender Assange.

Do G1, com informações da Reuters
O Reino Unido declarou neste domingo (26) que continua disposto a chegar a um acordo diplomático sobre a presença do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres, onde ele está abrigado.
Assange, de 41 anos, está na embaixada equatoriana em Londres desde 19 de junho. De nacionalidade australiana, ele recebeu asilo diplomático do Equador em 16 de agosto para evitar sua extradição à Suécia, onde irá responder a acusações de agressão sexual que ele nega ter cometido.
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse no sábado (25) que o Reino Unido tinha retirado a ameaça de invadir a embaixada e prender Assange, a quem o país concedeu asilo, e que a posição parecia sensata.
Correa se referia a um pronunciamento do governo britânico de que não estava ameaçando a embaixada e que seguia a Convenção de Viena, que garante a inviolabilidade das representações diplomáticas.
"Continuamos comprometidos com a negociação e queremos retomá-la com o governo do Equador", declarou uma representante do governo britânico.

O criador do WikiLeaks teme que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos sobre as guerras de Iraque e Afeganistão do Departamento de Estado, o que sustenta que ele poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário