MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RN será pioneiro no rastreamento da cadeia agropecuária, diz Assurn


Associação dos Supermercadistas do RN lançarão programa em setembro.
Sistema de monitoramento foi apresentado durante a Exponor 2012.

Do G1 RN

O Rio Grande do Norte será o primeiro estado brasileiro a implantar um programa que rastreará e monitorará a cadeia agropecuária. A afirmação é do vice-presidente da Associação dos Supermercadistas do RN (Assurn), Eugênio Medeiros.
O Rama, como é conhecido o programa, foi apresentado aos supermercadistas potiguares no final da tarde desta terça-feira (21), no Centro de Convenções de Natal, durante o segundo dia da Exponor-RN 2012 e 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços.
Giampaolo Buso, fundador de empresa que criou o sistema, detalhou para os que trabalham diretamente com frutas, legumes e verduras como é possível monitorar a cadeia agropecuária. “O programa vai permitir que o consumidor saiba a procedência e qualidade do produto”, ressaltou o empresário.
“Através do QR Code, que pode ser visto nos aparelhos celulares mais modernos, o consumidor poderá saber qual a fazenda em que o produto foi plantado, se esta tem boa reputação, que caminho percorreu e se a quantidade de agrotóxicos usada está dentro dos padrões”, explicou Giampaolo. Com isso, a Assurn espera que os supermercadistas adotem critérios mais rígidos para a escolha de produtos de empresas que só trabalhem dentro das normas sanitárias exigidas.
O lançamento do programa Rama deve ocorrer na primeira quinzena de setembro deste ano, com divulgação das empresas participantes e resultados dos primeiros exames laboratoriais dos produtos a serem avaliados. As empresas participantes terão banners sinalizando que aderiram ao programa.
A palestra do empresário foi seguida de orientações, uma vez que a Associação quer a adesão cada vez maior do setor. A entidade já cadastrou mais de 60 lojas e cerca de 20 fornecedores da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa).
A Exponor

A Exponor segue até a noite desta quarta-feira (22) com palestras, oficinas e uma feira com a exposição de mais de 10 mil itens, incluindo produtos, sistemas e soluções para o atacado e varejo. O evento gera e prospecta negócios, ampliando as expectativas já existentes para este setor, que deve gerar R$ 1 bilhão e 800 milhões em negócios neste ano no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário