MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Saiba quando é hora de procurar médico para tratar o mau humor


Especialistas falam sobre como diagnosticar se mau humor virou doença.
Mau humor pode ser o sintoma de várias doenças, explica psiquiatra.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

O mau humor atrapalha a vida de muitas pessoas e pode ser uma doença. O Bom Dia MS procurou especialistas para saber qual deve ser a hora de procurar um médico, e quais são os possíveis tratamentos para melhorar o ânimo dos pacientes no dia a dia.
A aposentada Maria Lúcia Barbosa abre o sorriso com facilidade, mas nem sempre foi assim. Ela era o tipo de pessoa que vivia de mal com a vida, tanto em casa como no trabalho. Do mau humor veio a depressão profunda. Ela foi afastada do trabalho e levada para um sanatório. Quando saiu, iniciou um tratamento com psiquiatra e começou a fazer uso de vários medicamentos.
Para passar o tempo e se distrair, passou a fazer crochê. A mulher, que antes não aceitava que estava doente, se diz recuperada. "Eu tinha mau humor fora do sério. Não gostava de receber as pessoas e me escondia quando elas vinham me visitar. Durante dois anos fiquei assim. Sou outra pessoa agora, sorridente, alegre, não me escondo mais de ninguém", conta.
Para o neurolinguista Assis Silva, o mau humor está relacionado à forma como o nosso cérebro interpreta as situações. "É uma propensão para escolher qualquer coisa que simbolize prazer e rejeitar qualquer coisa que simbolize a dor. A pessoa vincula seu trabalho a uma coisa dolorosa. Aí o cérebro quer se defender dessa coisa desagradável, e vem a irritação", afirma.
De acordo com especialistas, o mau humor é uma reação comum, e atinge 5% da população. Só que ficar mau humorado com frequência é sinal de que alguma coisa está errada. O psiquiatra Kleber Vargas explica que o mau humor pode ser o sintoma de várias doenças. "O mau humor pode ser sintoma de uma doença como a distimia, que é um tipo de depressão crônica e intensidade leve. Outras vezes, a depressão pode fazer a pessoa ficar mau humorada. Nesses casos, a pessoa pode estar adoecida", diz.
O problema pode inclusive ter uma relação genética. Há tratamento, mas é preciso identificar se a pessoa realmente precisa fazer uso de medicamentos. "Uma pessoa que fica a maior parte do tempo mau humorada, com alteração de sono e comportamento, tendo dificuldade na vida conjugal, familiar e laboral, isso pode indicar que a pessoa esteja doente. É importante procurar um especialista nesses casos", completa Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário