MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de agosto de 2012

São Luís cai 29 posições em ranking de saneamento, diz Trata Brasil


Capital passa a ocupar 87ª posição entre as maiores cidades do país.
Pesquisa foi apresentada nesta quinta-feira (16).

Do G1 MA

Um levantamento publicado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), apontou que a capital maranhense caiu 29 posições no ranking nacional sobre saneamento básico. Hoje, São Luís está em 87º lugar entre as 100 maiores cidades do país.
O estudo, que teve por base indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades, reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Eles avaliam a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 77 milhões de brasileiros destes municípios. Os dados consultados são de 2010 e foram publicados em junho pelo ministério.
Até ano passado o ranking considerava municípios com mais de 300 mil habitantes, o que correspondia a 81 dos municípios brasileiros. A nova metodologia proposta por este estudo foi aplicada aos 100 maiores municípios do Brasil em termos de população. Foi exatamente no aumento das cidades avaliadas que São Luís piorou sua posição. No ranking anterior, que teve por base o SNIS 2009, a capital maranhense estava em 58º lugar.
Pelos números do novo relatório, São Luís teve uma nota de nota 0,83 em relação a atendimento total de água. Segundo a pesquisa, 83,41% da população tem acesso a esse serviço. A cidade também recebeu nota 1,14 no indicador de atendimento total de esgoto, por atender 45,71% da população. Sobre a relação esgoto tratado por água consumida, a nota da capital é de 0,30, porque o serviço é acessível a apenas 11,34% da população.
No item investimentos, os dados do relatório apontam que a nota dada a São Luís é de 0,12, enquanto que a nota máxima dada a uma cidade chegou a um. As informações do SNIS mostram que a empresa operadora dos serviços de abastecimento e saneamento investiram R$ 5,45 mi por ano, enquanto teve uma receita de R$ 84,17 mi.
Déficit em ligações de esgoto
A pesquisa mostrou que faltam 50.795 novas ligações de água para que o serviço seja considerado universalizado em São Luís. Já em relação à universalização de esgotos o déficit é bem maior. Serão necessárias 127.946 ligações para que o serviço seja universalizado na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário