MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SC deve começar a exportar carne suína para o Japão em 60 dias


Delegação brasileira participou de reunião em Tóquio nesta quarta (29).
Representante japonesa prometeu esforço para concluir processo no prazo.

Do G1 SC

Expectativa é exportar oito mil toneladas ao mês de carne suína (Foto: Reprodução RBS TV)Expectativa é exportar oito mil toneladas ao mês de
carne suína (Foto: Reprodução RBS TV)
Em reunião com comitiva brasileira nesta quarta-feira (29) em Tóquio, a vice-ministra do Ministério da Agricultura Pesca e Florestas (MAFF) do Japão, Hiroko Nakano, prometeu que será feito um esforço para concluir o processo que permitirá que a carne suína de Santa Catarina seja exportada para o país oriental em 60 dias.
Ela disse que uma missão será enviada ao Brasil em novembro ou início de dezembro para formalizar os primeiros embarques. Os secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de Defesa Agropecuária, Enio Marques, e das Relações Internacionais, Célio Porto, representaram o Brasil nesta reunião.
Na segunda-feira (27), o país oriental anunciou o reconhecimento de que a carne suína do estado catarinense é livre de febre aftosa. Na terça (28), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram até o Japão no intuito de negociar os requisitos e o Certificado Sanitário Internacional para as exportações.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, "o início das exportações de carne suína para o Japão significará a abertura do maior mercado importador do planeta para um determinado tipo de carne".

As agroindústrias do Oeste de Santa Catarina esperam vender oito mil toneladas de carne suína por mês ao Japão a partir de 2013. De acordo com a ministra de Relações Instituicionais, Ideli Salvatti, "a perspectiva que nós temos pelo volume de carne suína que o Japão compra é de que nós possamos quase que dobrar a nossa exportação de carne suína catarinense".

Nenhum comentário:

Postar um comentário