MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de agosto de 2012

Seca no Hemisfério Norte preocupa produtores do mundo todo


A Rússia está sofrendo com a estiagem e nos Estados Unidos mais de metade das plantações de milho encontra-se em péssimas condições.

Do Globo Rural

Um mapa divulgado pelo Ministério da Agricultura dos Estados Unidos (veja no vídeo) mostra, em vermelho, a área afetada pela seca.
Em muitas localidades, o solo rachou e os grãos secaram. Comunidades estão sendo abastecidas com carros-pipa.
Em uma propriedade foram plantados 600 hectares de milho, mas só 200 vingaram. Os canais que deveriam levar água pra irrigação estão secos, como conta o produtor David Eckhardt. "É terrível, cada vez que nos reunimos para fazer as contas, parece que estamos em um funeral".
A quebra na safra de milho passa dos 100 milhões de toneladas, na comparação com a previsão inicial. Com menos oferta, o preço do grão subiu, um problema para os criadores de gado.
A família de David Franscka cria gado de leite há 50 anos. Por causa da seca, o pasto não cresceu e eles tiveram que comprar milho para alimentar os animais. "Isso é só o começo. essa situação não é boa para ninguém. Todos sentirão os reflexos disto em alguns meses, no comércio"
A seca também afeta outras regiões do planeta. Na Rússia, importante produtor de trigo, uma das regiões mais afetadas é a província de Ulyanovsk. Em uma fazenda, na qual a colheita está em andamento, o fazendeiro Vadim Martynov conta como a seca afetou os grãos. "Não choveu o suficiente e isso afetou as plantas. elas não se desenvolveram já que não teve umidade suficiente para uma colheita satisfatória". Em toda a Rússia, a safra de trigo deve ser 23% inferior a do ano passado e por isso, os preços já subiram 35% na região.
Por causa da estiagem nos países produtores, os estoques mundiais de milho e de trigo estão menores. De acordo com o levantamento divulgado este mês, existem 177 milhões de toneladas de trigo estocadas, quantidade 10% inferior à do mesmo período do ano passado. Já os estoques de milho somam 123 milhões de toneladas, 9,5% menos do que em agosto do ano passado.
Outro importante produtor de grãos, a União Européia, deve ter quebra de 3,3% na safra de trigo e de 5,9%, na produção de milho este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário