MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sem reagentes, Saúde deixa de fazer 40 mil testes de toxoplasmose no DF


Secretaria disse nesta terça que situação foi normalizada em Santa Maria.
Doença é considerada uma das infecções mais preocupantes na gravidez.

Do G1 DF

Por falta de reagentes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal deixou de fazer cerca de 40 mil testes de toxoplasmose nos últimos quatro meses. A doença, junto com a hepatite B, a rubéola, a Aids e a citomegalovirose, é considerada uma das cinco infecções mais preocupantes durante a gravidez. Cada kit para diagnóstico custa R$ 14. A pasta informou nesta terça-feira (14) que a situação foi normalizada no Hospital de Santa Maria.
De acordo com o infectologista Davi Urbaez, menos de 10% da população apresenta sintomas quando é contaminado. “Na maior parte dos casos, o destino do toxoplasma é conviver em um casamento bem-sucedido com a pessoa. Quando não, ela tem febre, dor de garganta, dor no corpo inteiro e inflamação dos gânglios, o que se resolve com um tratamento de quatro a seis semanas. 60% da população tem a doença até os 20 anos”, afirmou.
O problema, disse, é quando a doença é adquirida por uma pessoa com o sistema imunológico debilitado, como pessoas com Aids ou que passaram por um transplante, e grávidas. Se ocorrer nos primeiros meses, a infecção pode causar aborto, sequelas neurológicas graves ou má-formação; no final, provoca uma reação semelhante à que aconteceria fora do útero e aumenta as chances de comprometimento visual.
“Os danos podem ser muito graves. É por isso que as gestantes fazem testes com frequência, ou mensalmente ou pelo menos uma vez a cada trimestre”, explicou. “A falta do teste não é tão grave se você pensar que boa parte da população já se infectou. Porém, ele é importante porque você deixa parte da população suscetível a ter uma doença que afeta de maneira muito intensa o neném, traz um leque de complicações.”
A Secretaria de Saúde informou que, apesar de a toxoplasmose não ser de notificação compulsória no país, os casos da doença durante a gravidez ou congênitos são contabilizados por causa da importância que ela tem em saúde pública. Desde 2007 foram registrados 2.553 ocorrências, sendo 242 em 2011 e 43 neste ano.
Transmissão
A toxoplasmose é uma doença parasitária transmitida principalmente pelo consumo de vegetais crus que foram lavados em água contaminada. Segundo o médico Davi Urbaez, cistos do protozoário são liberados nas fezes de gatos com até nove meses de vida, podendo contaminar a pelugem do animal, o solo e a água. Outra forma comum de transmissão é a ingestão de carne mal passada que tenha sido infectada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário