MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sem-terra ocupam fazenda no DF que PF aponta ser de Cachoeira


Grupo de 800 famílias quer que terra seja usada para assentamentos.
Investigação indica que bicheiro pagou propina para regularizar área.

Rafaela Céo Do G1 DF
Oitocentas famílias do Movimento dos Sem Terra (MST) e do Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR) do Distrito Federal e Entorno ocupam, desde a noite desta quarta-feira (22), a fazenda Gama, apontada pela Polícia Federal como sendo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
A propriedade fica nas proximidades do Catetinho, em Santa Maria, região a 26 quilômetros de Brasília.
De acordo com as investigações da Polícia Federal, Carlinhos Cachoeira teria pago R$ 2 milhões pela área e pretendia construir uma pista de pouso e decolagens na fazenda.
As gravações da PF indicam que ele teria pagado propina para regularizar a propriedade, que fica em área de proteção ambiental e seria terra pública. Por causa das investigações, o Incra afastou um funcionário suspeito de ajudar Cachoeira a regularizar as terras.
O G1 procurou a defesa de Carlinhos Cachoeira, mas até a publicação desta reportagem não havia recebido resposta.
De acordo com a assessora de imprensa dos sem-terra, Viviane Moreira, os manifestantes que ocupam a fazenda são os mesmos que participaram da passeata em defesa da reforma agrária nesta quarta, na Esplanada dos Ministérios.

A intenção da coupação, disse ela, é fazer com que o debate sobre a reforma agrária chegue ao governo do DF.
“A Fazenda Gama tem indícios de grilagem. Se a terra é pública, esperamos que governo destine para reforma agrária. A terra está abandonada, só tem capim seco. Por que não fazer assentamento destinado a trabalhadores que vão fornecer alimentos à sociedade?”, indagou Viviane Moreira.
Cachoeira foi preso em fevereiro deste ano, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás e corrompia autoridades públicas e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário