MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seminário em João Pessoa vai falar sobre grandes operações policiais


Delegados responsáveis pelo mensalão e Monte Carlo vão dar palestras.
Tema do evento é “As Novas Perspectivas da Persecução Penal no Brasil".

Do G1 PB

João Pessoa vai receber, entre os dias 11 e 13 de setembro, o 1º Seminário de Direito Penal e Processual Penal, na Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano. O evento terá a participação de desembargadores, juízes, promotores e procuradores, além de delegados responsáveis por grandes operações em todo o Brasil.
Na programação, os delegados federais Luíz Zamprocha, responsável pelo inquérito do Mensalão, e Matheus Rodrigues, responsável pela Monte Carlo, vão ministrar palestras. O tema do evento, organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, será “As Novas Perspectivas da Persecução Penal no Brasil".

No evento serão abordados temas como modernos mecanismos de combate à lavagem de dinheiro, crimes cibernéticos, cooperação penal internacional, atuação da Interpol, sistema brasileiro de proteção às testemunhas ameaçadas pelo crime organizado, investigações de autoridades detentoras de prerrogativa de foro, entre outros.

Luís Zampronha investigou o esquema que ficou conhecido como mensalão entre 2005 e 2011 e montou as bases de investigação para aquele que seria considerado o “maior julgamento da história do Supremo Tribunal Federal”. Ao todo 40 personagens que estiveram no centro do poder foram indiciadas, sendo que 38 delas estão sendo julgadas pelo STF.

Já Matheus Rodrigues faz parte do Núcleo de Inteligência da Superintendência da Polícia Federal em Brasília e foi o autor da investigação que culminou na Monte Carlo, operação que levou Carlinhos Cachoeira à prisão e chegou a evidências que ligavam o bicheiro a políticos do centro do poder em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário