MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Senador Jarbas e Eduardo Campos se reaproximam em Recife

Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Recife - A reaproximação entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), desafetos por 22 anos e que agora dividem o mesmo palanque na eleição do Recife, estava prevista para 2014 e sua articulação teve o conhecimento do ex-presidente Lula. A revelação foi feita pelos dois protagonistas durante inauguração do comitê do candidato a vereador pelo PMDB, Jarbas Filho, filho do senador, que estreia na política aos 21 anos. Jarbas e Eduardo fizeram discursos de 12 minutos cada um neste sábado.

Jarbas, que integra a bancada oposicionista do PMDB ao governo federal, reforçou sua oposição ao PT e deixou claro que a aliança com Eduardo é local. Segundo Jarbas, a aliança foi antecipada para 2012 "pela confusão" petista no Recife, que por sua "incapacidade política" perdeu a condição de comandar a coligação da Frente Popular na sucessão municipal, marcada por brigas internas. Eduardo, por sua vez, reafirmou seu apoio ao governo do PT e à presidente Dilma.

"Nossa aliança respeita nossas divergências", disse o senador, ao contar que as conversas com Eduardo, com quem estava rompido desde 1990, tiveram início depois da eleição de 2010, quando ele percebeu que havia chegado ao fim a coligação Aliança por Pernambuco, que unia o PMDB e o DEM no Estado."A reaproximação foi feita à luz do dia, sem barganhas ou subterfúgios", destacou.

Eduardo afirmou que falou a Lula sobre as conversas que vinha mantendo com Jarbas, no apartamento do ex-presidente. "Nessa oportunidade, dei conta a ele que vinha conversando com o senador, sem nada definido", disse Eduardo. Na ocasião, ligou para Jarbas para que ele falasse com Lula por telefone. O senador e o ex-presidente se encontraram posteriormente, de forma rápida, em junho, no hospital Sírio Libanês, onde ambos se submeteram a cirurgias.

Segundo Eduardo, o que existia era o desejo mútuo, dele e de Jarbas, de até 2014 construírem um caminho de aproximação para a unidade da coligação da Frente Popular com o PMDB. A aliança se concretizou quando, com o apoio de 12 partidos da coligação - até então integrada pelo PT - decidiu lançar candidato próprio, no caso seu ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio. O governador evitou falar sobre 2014 e reiterou que a posição do PSB é de solidariedade com o projeto nacional que ajudou a construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário