MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Sergipe não possui registros de remédios descartados no lixo


Especialista explica como população deve fazer para descartar remédios.
Remédios fora da validade são considerados um problema de saúde.

Do G1 SE

Muitas pessoas ainda não sabe como descartar os remédios que passam da validade. E a forma incorreta de descartar os medicamentos pode trazer prejuízos para a sua saúde e para o meio ambiente.
Com 30 anos de farmácia, o presidente do Sindicato das Farmácias, Carlos Batista, confessa que nunca os clientes perguntaram sobre a maneira correta de descartar medicamentos.
Remédios fora da validade, mantidos nas casas, são considerados um problema de saúde. Além de ser um perigo para as crianças ele incentivam a automedicação. De acordo com a fundação Oswaldo Cruz, em 2009, 17% do total de 409 mortes foram resultados das ingestões de remédios. Desses casos, 61% envolveram adultos com idade entre 20 e 59 anos.
Medicamentos em desuso nas farmácias, hospitais e secretarias de saúde são coletados e destinados à incineração. O coordenador Vigilância Sanitária, Antônio Pádua Pombo, explica o que a população deve fazer para não contaminar o meio ambiente.
"As farmácias como a extensão dos serviços prestados a população podem receber medicamentos em desuso da população desde que devidamente declarado e autorizado pela Vigilância Sanitária do seu município".
Sergipe ainda não possui registros da quantidade de remédios desacertados no lixo comum. Pádua revela que no país são coletados de 10 a 50 mil toneladas de medicamento por ano, proveniente dos domicílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário