MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Servidores federais realizam novas manifestações em Porto Alegre


Reunião de integrantes de diversos setores iniciou por volta das 7h.
Trabalhadores aguardam respostas do governo sobre suas reivindicações.

Do G1 RS

Protesto de servidores públicos federais em Porto Alegre (Foto: Luiz Carlos Garcia/RBS TV)Protesto de servidores públicos federais em Porto Alegre (Foto: Luiz Carlos Garcia/RBS TV)
Os servidores federais que estão em greve no Rio Grande do Sul realizaram nesta quinta-feira (9) novos protestos para chamar atenção do governo federal sobre suas reivindicações. A concentração dos manifestantes ocorreu no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, de onde eles saíram para uma caminhada. Trabalhadores de cidades do interior também participam.
A mobilização reúne integrantes de instituições federais de ensino, da previdência, do IBGE, fiscais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agricultura, da Saúde, da Fazenda, da Receita, do Banco Central, entre outros. Em todo o país, a estimativa do Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf) é de adesão de 380 mil servidores.
Protesto reuniu servidores de diversas entidades (Foto: Luiz Carlos Garcia/RBS TV)Protesto reuniu servidores de diversas entidades
(Foto: Luiz Carlos Garcia/RBS TV)
Por volta das 8h, os manifestantes cruzavam a Avenida Padre Cacique, nas imediações do Ginásio Gigantinho, provocando alterações no trânsito. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanham a movimentação e orientam motoristas. Por volta das 10h eles chegaram ao destino, o prédio da Receita Federal, na Avenida Loureiro da Silva, Região Central, para uma avaliação dos protestos.
Conforme o secretário geral do Sindiserf, Marizar de Melo, os servidores querem negociar uma política salarial permanente, manter acordos firmados, garantir direitos dos trabalhadores, cumprir projetos de lei, paridade, reajustes de benefícios, como vale-transporte, e contrapartida do governo para planos de saúde.
Os servidores federais esperavam respostas no mês de junho. Conforme Marisar de Melo, o prazo para o governo se manifestar foi adiado para 31 de julho, mas os trabalhadores ainda não foram atendidos. Por isso eles seguem com a greve e organizam as manifestações.
De servidores de Brasília, os manifestantes do Rio Grande do Sul foram informados que o governo prepara uma agenda para tratar do assunto na próxima semana, entre 13 e 17 de agosto. No final da tarde desta quinta os trabalhadores esperam a confirmação sobre as reuniões.
Serviços reduzidos
A paralisação dos servidores federais afetou alguns serviços públicos, mas sem grande impacto. Em Porto Alegre, segundo estimativa do Sindiserf, cerca de 550 trabalhadores das diversas instituições que aderiram às manifestações participaram de ato com o objetivo de chamar a atenção do governo.
Entre os serviços prejudicados estão a emissão de passaportes na Polícia Federal, redução de atendimentos de efetivo de servidores da Saúde, do Incra, da PRF, do IBGE, entre outros.
No interior
A greve dos auditores fiscais da Receita Federal, da Anvisa e fiscais agropecuários afetou a liberação de carga no interior do estado. Em Uruguaiana, na quarta-feira (8), somente 30% do carregamento que entrava no Porto Seco, o maior da América Latina, era liberado.
No Centro do estado, 30 servidores em greve protestam no prédio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário