MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de agosto de 2012

Sete filhotes nascem em cativeiro, no zoológico de Dois Irmãos, no Recife


Espécie rara, as ararajubas receberam quatro novos membros na família.
Veterinário fala sobre a responsabilidade de todos no cuidado com os bichos.

Do G1 PE

Os visitantes do Parque de Dois Irmãos, o zoológico do Recife, vão encontrar sete novidades: filhotes de várias espécies nasceram em cativeiro, e vêm animando os técnicos que trabalham no local. Entre eles, quatro filhotes de ararajubas, uma espécie rara, parente dos papagaios. Além de fazerem parte de uma família especial, eles nasceram em outra condição rara: são filhos de duas mães que chocaram oito ovos ao mesmo tempo, fato conhecido como prole múltipla.

Ainda frágeis, os filhotes de ararajubas nasceram com dificuldade para mudar as penas e estão recebendo uma alimentação reforçada, através de uma sonda. De acordo com o veterinário Daniel Siqueira, o tratamento já está funcionando: “A gente já está tendo um resultado positivo, eles estão se recuperando, mesmo que vagarosamente”.

Nascidos há quatro meses, um filhote de marianinhas e um de veado catingueiro, natural do semiárido, também podem ser apreciados pelos visitantes. Por outro lado, o caçula da bicharada, um filhote de tamanduá bandeira, pode passar despercebido: com apenas dez dias de vida, ele passa boa parte do tempo embaixo da mãe.

Os técnicos comemoram a reprodução em cativeiro, e ressaltam que os visitantes também são responsáveis pela sobrevivência dos filhotes. “O nosso visitante tem que se sentir responsável pela viabilidade desses filhotes, para que eles cheguem à fase adulta, possam ser reprodutores dentro do cativeiro. Assim, nós somos mantenedores de todos esses animais, mas o visitante é convidado a participar da criação desses filhotes, de forma indireta”, explica o biólogo Leonardo Melo.

Concurso de nomes
De acordo com o Parque Dois Irmãos, todos os animais ainda estão sem nome, e os visitantes serão convidados a participar de um concurso para decidir como os bichos serão chamados. O preço da entrada para o zoológico é de R$ 2 ou de graça, para crianças com até um metro e meio e adultos com mais de 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário