MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Simpósio sobre doença de Chagas é realizado em Belém


Evento quer discutir e avaliar ações desenvolvidas para prevenir a doença.
Segundo a Sespa, só em 2012 já foram confirmados 35 casos no Pará.

Do G1 PA

O primeiro Simpósio em Doença de Chagas, realizado no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, acontece em Belém na próxima terça-feira (21). O objetivo do evento é discutir e avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas na prevenção, controle e tratamento do paciente diagnosticado com a doença. Os profissionais de saúde interessados em participar, podem fazer sua inscrição no próprio hospital.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), o Pará é responsável por 80% dos registros de casos da doença de Chagas no Brasil. Em 2012, um paciente morreu e outros 35 casos da doença foram confirmados no estado.
Aumento no número de casos
Segundo dados da Sespa, em 2011 foram registrados 141 casos da doença de Chagas no Pará, a maioria por transmissão oral. O alto índice estaria relacionado ao consumo de açaí na região, já que os picos de registros coincidem com a safra do fruto. Esta provável associação tem levado pesquisadores a investigar a relação direta da incidência da doença com o consumo do fruto, quando manipulado de maneira incorreta.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Doença de Chagas, Elenild Góes, “o aumento de casos também reflete o esforço das autoridades em favor de um diagnóstico mais precoce possível”. Segundo a coordenadora, o objetivo é que os pacientes sejam diagnosticados e tratados antes que a doença evolua para a fase crônica.
Segundo a Sespa, os sintomas mais comuns da doença são febre, calafrios, manchas vermelhas na pele, dores de cabeça e enjoos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário