MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de agosto de 2012

Sine de Ariquemes, RO, tem dificuldade em selecionar candidatos


Sobram vagas e falta experiência no mercado de trabalho do município.
Mais de 150 vagas são oferecidas todo mês.

eliete marques Do G1 RO

Junio Silva, gerente do Sine em Ariquemes (Foto: Eliete Marques/G1)Junio Silva, gerente do Sine em Ariquemes
(Foto: Eliete Marques/G1)
De acordo com o gerente do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Ariquemes (RO), Junio Silva, mais de 150 vagas de empregos são ofertadas pelo sistema, mas apenas 50% delas são preenchidas, em virtude da falta de experiência dos candidatos.

O gerente explica que os empregadores estão mais exigentes para a contratação de funcionários. Para cada vaga, o Sine encaminha três pessoas para entrevista, porém muitos empresários não contratam. “Tem muitos candidatos com cursos profissionalizantes, mas que não trabalharam na área. Os empregadores exigem experiência”, diz.

O empresário João Batista procura há um mês duas vendedoras com experiência em ótica. “Preciso de alguém já com experiência, pois ensinar demanda tempo”, explica.
O empresário Elton Krajewski também está há um mês procurando funcionários nas áreas de vendas, borracharia, mecânica e instalação de som, mas ainda não encontrou candidatos com experiência. “Creio que falta interesse das pessoas em se aperfeiçoarem em qualquer área”, comenta.

Candidatos reclamam
No entanto, os candidatos reclamam da falta de oportunidades. Jeferson dos Santos, de 18 anos, procura emprego há dois meses, mas a falta de experiência está impedindo de entrar no mercado de trabalho. “Os empresários querem experiência, mas como vamos tê-la, se não nos derem oportunidades”, questionou.

A desempregada Janaina de Souza, de 23 anos, está há oito meses na busca de emprego. “É pedido experiência para a maioria das vagas. Para quem não tem, fica desempregado”, diz.
Devido a exigência de experiência, a maioria das pessoas procura vagas de serviços gerais no Sine. “As vagas de serviços gerais é destinada principalmente às áreas de mão de obra braçal e limpeza”, explica Junio Silva.

Vagas
As vagas do Sine de Ariquemes desta sexta-feira (24) são para auditor fiscal, auxiliar de serviços gerais, marceneiro ou ajudante, zeladora e mecânico de caminhão. Com exceção de Serviços gerais, é pedido experiência para todas as vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário