MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Tarso apresenta projeto de parque de R$ 368 milhões para a Expointer


Novidade prevê remodulagem das áreas localizadas em Esteio, RS.
Quatro núcleos serão criados para a organização; confira quais são.

Luiza Carneiro Do G1 RS

Projeto prevê uso maior das áreas do Parque Assis Brasil (Foto: Tárlis Schneider/Divulgação)Projeto prevê uso maior das áreas do Parque Assis Brasil (Foto: Tárlis Schneider/Divulgação)
O governador Tarso Genro lançou na tarde deste domingo (26), na Expointer, o projeto do novo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com estimativa de investimento de R$ 368 milhões, a previsão é de que o novo espaço esteja pronto de seis a oito anos. A remodelagem otimizará o uso da área lateral do local, além de adicionar núcleos de ensino, tecnologia, comércio, lazer, serviços e eventos ao setor.
Tarso enfatizou a necessidade de transformar o Parque e classificou o projeto como o mais importante da sua gestão. “O projeto é otimista e a proposta é que esteja pronto em seis anos. Eu acredito que será em oito”, afirmou, na coletiva de imprensa. Capitaneado pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, os estudos foram organizados pelo grupo M. Stortti. Um projeto de lei foi assinado durante a apresentação, garantindo a possibilidade de criação de uma empresa para administrar a revitalização.
O próximo passo do governo será avaliar a criação ou o reaproveitamento de alguma instituição para que trabalhe diretamente com a reforma. “Vamos avaliar nossas ferramentas e as possibilidades de levantamento de recursos”, concluiu. O secretário Mainardi adicionou que já existem interesses do setor privado para investimentos.

Entenda o Novo Projeto
Maquete mostra ideias para o novo parque em Esteio (Foto: Reprodução )Maquete mostra ideias para o novo parque em Esteio (Foto: Reprodução )
Com 141 hectares, o Parque Assis Brasil utiliza atualmente pouco mais de um terço do espaço físico que possui. Com o intuito de potencializar a lucratividade do local, a ideia do governo é que o espaço seja usado durante todo o ano. Sediado na BR-116 desde 1970, o parque conta atualmente com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área para exposição, além de 10 mil vagas para estacionamento interno com seguro.
No novo plano urbanístico, ocorrerá um reordenamento de fluxos de público e animais dentro do Parque através de um zoneamento das áreas. Quatro núcleos serão criados promovendo maior independência e acessibilidade no empreendimento.
Confira a ideia:
Núcleo de ensino e tecnologia agropecuária
O projeto prevê a concentração de empresas e instituições em um Parque Tecnológico do Agronegócio. A ideia é incentivar o uso da tecnologia para a produção rural. “Queremos capacitar do produtor ao pós-graduado. A UFRGS poderá estar envolvida nesta etapa”, afirmou o secretário Mainardi. Além de cursos técnicos profissionalizantes, laboratórios de genética e inseminação artificial, Observatório de Agricultura da FAO no Rio Grande do Sul e a Incubadora Tecnológica Agropecuária estão previstos.

Núcleo de Serviços e Eventos
Será criado um “Tudo Fácil do Agronegócio”, que inclui os principais departamentos e serviços de agropecuária. No mesmo núcleo, estará o Centro de Convenções modulável, com salas para congressos, reuniões e leilões. Haverá também um Centro de Espetáculos destinado a shows, pistas de provas e concursos, além de alojamentos para alunos e um hotel.
Núcleo Comercial e de Lazer
A infraestrutura básica desta área inclui pólos gastronômicos, de serviços diversos, um Museu da Agropecuária, comércio estabelecido e um pólo especial, o kids, com uma minifazenda.
Núcleo do CavaloTodas as ações envolvendo os equinos serão reportadas ao Núcleo do Cavalo. Pistas de provas, espaço para leilões, hospedagem dos animais, comércio, sede das principais associações das raças, locais para treinamentos e palestras estão previstos. Algumas destas atividades já existem, a remodelagem as colocaria mais próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário