MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de agosto de 2012

Vice de Romney pode significar rival do Banco Central dos EUA


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Washington - A escolha do republicano Paul Ryan para vice na chapa de Mitt Romney, na corrida presidencial nos Estados Unidos, significa que o Federal Reserve pode ter um adversário na Casa Branca, embora Ryan e o chairman do Fed, Ben Bernanke, pareçam ter uma relação de trabalho amigável.

Os dois têm reuniões frequentes, mas nas apresentações de Bernanke ao Comitê de Orçamento da Câmara, presidido por Ryan, o congressista submeteu o chairman do Fed a colóquios austeros.

Em fevereiro, Ryan criticou o Fed por permitir grandes déficits orçamentários do governo federal por meio da redução dos juros de longo prazo e por manter baixo o custo de financiamento da dívida do governo. Ele também disse a Bernanke que temia que o banco central estivesse alimentando uma nova crise financeira. "Muitos de nós acreditamos que o Federal Reserve esteve muito permissivo por muito tempo no período de 2003 a 2005", disse, na ocasião. "Nosso temor é que você esteja para repetir os mesmos erros".

Bernanke se encontrou a portas fechadas com Ryan com mais frequência do que com outros congressistas. O presidente do Fed diz que compartilha as preocupações de Ryan sobre o déficit orçamentário no longo prazo e que é responsabilidade do Congresso gerenciá-lo com cuidado.

Ryan tem sido acompanhado pelo republicano Ron Paul, também da Câmara, na proposta para que as políticas de juros do Fed sejam auditadas pelo Escritório de Contabilidade do Governo, um braço de supervisão do congresso. Bernanke se opõe à ideia e diz que esta seria uma ameaça à independência na condução da política monetária.

Em 2010, Ryan foi coautor de um artigo criticando o Fed com o professor da Universidade de Stanford John Taylor, um dos principais críticos do banco. O foco foi o programa de compra de títulos chamado de relaxamento quantitativo, sob o argumento de que o programa pode gerar inflação mais alta e depreciar a moeda.

Ryan e Taylor também pediram ao Congresso para reescrever o Federal Reserve Act, lei que regulamentou o sistema bancário federal dos EUA, para que o Fed tenha apenas um mandato - buscar a estabilidade de preços - e não mais mandato dual, que também inclui buscar emprego sustentável. A parte do mandato que trata do emprego Ryan afirmou que deixa o Fed muito intervencionista. Bernanke disse que o Fed pode executar seu trabalho tanto com um mandato simples quanto dual.

Romney tem advertido o banco central local contra a terceira rodada de compra de títulos. Também disse que substituiria Bernanke, cujo mandato como presidente do Fed se encerra em janeiro de 2014. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário