MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2012

Produção de frutas em MT não é suficiente para atender consumo local


Apenas 30% das frutas consumidas são produzidas no estado.
Produtores reclamam da falta de incentivo financeiro.

Vivian Lessa Do G1 MT

Apenas 30% das frutas consumidas em Mato Grosso são produzidas no estado. Boa parte desses produtos vem da produção da agricultura familiar. A falta de incentivo financeiro e técnico é um problema para fomentar a atividade e ganhar mais espaço no mercado mato-grossense.
Francisco dos Reis, produtor da comunidade de Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, conta que pretende aumentar a produção de uma variedade de 'mexerica' trazida de Minas Gerais. Ele afirma que pagou R$ 6 reais pela muda e que não teve nenhuma ajuda do estado. “Temos dificuldade de conseguir as mudas”. Para ele, o incentivo do governo seria fundamental para incentivar o plantio de mais variedades de frutas.
Sobre o apoio técnico a pesquisador da Empaer, Maria José Ramos, ressalta que não há profissionais suficientes para realizar o serviço de instrução no estado. “Temos até laboratórios mas falta pessoa para desenvolver as pesquisas”. Com a produção local baixa, os comerciantes não têm outra opção se não procurar frutas em outros estados.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção estadual de bananas, por exemplo, chegou a quase 64 mil toneladas em 2010, sendo insuficiente para abastecer as feiras e supermercados do estado. “A banana que revendo vem da Bahia. É mais bonita e fácil de vender”, explica o feirante Ari Gomes Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário