MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2012

Sergipanos devem ter cuidado na hora de abrir uma franquia


É necessário ter cautela ao ler o contrato.
Franquias crescem cerca de 20% ao ano.

Flávio Antunes Do G1 SE

Ao pensar em abrir uma empresa os sergipanos tem a opção de abrir uma franquia ao invés de criar uma própria marca. Mas para abrir uma é necessário ter cautela ao ler o contrato. Pensando em tê-la em Aracaju, o funcionário público, Norberto Nunes, resolveu investir no seu próprio negócio.
Há cerca de seis meses e com experiência em manutenção e logística, Norberto procurou algo parecido. O funcionário público abriu uma franquia que faz consertos em residências e estabelecimentos comerciais. “Seria muito mais fácil do que eu fosse realmente criar tudo isso. Talvez eu gastasse até mais em investimento nessa parte de criação para criar uma marca ou uma empresa própria”.
Lembrando que cada franquia tem suas normas e regras, então muito cuidado. Confira algumas vantagens e desvantagens nas orientações do advogado, Alexandre Sobral. “A franquia ela traz as vantagens de que você acaba sendo exclusivo daquela marca, daquele produto na região. Em contrapartida você tem ônus de comprar uma quantidade ‘x’ de produtos por um determinado tempo. Às vezes você tem que pagar um percentual do seu lucro”.
O sistema é regulamentado no Brasil desde o ano de 1994 e cresce cerca de 20% ao ano, fazendo do Brasil o terceiro maior país franqueador do mundo. Por isso as vantagens de uma marca de sucesso comprovado tem despertado o interesse, porém o contrato deve ser analisado para dar procedimento a um negócio promissor.
“É importantíssimo, não só no contrato de franquia, como qualquer outro contrato que se for assinar ler clausula por clausula, sendo que no contrato de franquias eles já vêm prontos não te deixando questionar muito, sem dar muitas brechas para mudança no contrato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário