MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Caixas de remédio fora da validade são encontrados em Imperatriz


Medicamento estava estocado em um posto de saúde da cidade.
Cerca de 400 caixas que foram recolhidas no local serão incineradas.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Cerca de 400 caixas de um medicamento usado no tratamento de doentes mentais foram encontradas com o prazo de validade vencido em um posto de saúde em Imperatriz. A vigilância sanitária está investigando o caso.
O medicamento foi recolhido pela Vigilância Sanitária do Centro de Saúde Três Poderes após uma denúncia anônima. De acordo com o centro de atenção psicossocial de Imperatriz, mais de 400 pacientes, entre crianças e adultos com transtornos mentais, utilizam o Carbamazepina, usado no tratamento de epilepsia.
A coordenação da Vigilância Sanitária atribui a responsabilidade do medicamento distribuído na Farmácia Básica à Secretaria do Estado de Saúde, mas reconhece a falha que resultou no vencimento de várias caixas do remédio de uso controlado. “Não deixa de ser um prejuízo por conta do medicamento ter sido vencido e não utilizado. Aonde foi o erro até aí? O erro foi ter sido comprado, por ser um medicamento utilizado naquele momento, em uma quantidade demasiada de acordo com a demanda no momento e, infelizmente, por uma mudança de medicação feita pelos próprios profissionais médicos, ele deixou de ser utilizado por conta disso e acabou vencendo”, afirma Dinaldete Marques, coordenadora de Vigilância Sanitária.
O medicamento é de uso pediátrico e adulto e está vencido desde o mês passado. As 400 caixas serão incineradas, protocolo recomendado pela Anvisa, por uma empresa terceirizada em resíduos de serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário