MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Centro de Saúde da Mulher suspende agendamento de consultas em Cacoal


De três médicos, apenas um realiza o atendimento desde segunda-feira.
Segundo gerente, a falta de médicos foi agravada por uma liminar judicial.

Paula Casagrande Do G1 RO

No portão do Centro, mulheres são avisadas de que novas consultas não serão marcadas (Foto: Paula Casagrande/G1)No portão do Centro, mulheres são avisadas de que novas consultas não serão marcadas (Foto: Paula Casagrande/G1)
As mulheres que procuram atendimento no Centro de Saúde da Mulher em Cacoal, RO, tiveram os pedidos de consulta negados pelas atendentes do órgão de saúde, desde a segunda-feira (29) . Com falhas na equipe médica, novas consultas de ginecologia e obstetrícia não estão sendo marcadas. Após uma liminar judicial, dos três profissionais, apenas um médico continua realizando atendimento.
Na abertura do portão do Centro de Saúde na manhã desta quarta (31), a dona de casa Maria Francisca da Silva Santos recebeu a orientação de que a consulta, marcada há um mês, não seria realizada. "Faz um ano que me pediram esse exame de ultrassom. Quando consigo realizá-lo eles desmarcam a consulta e sem data para remarcar. É descaso com quem precisa de atendimento médico", diz Maria.
Faz um ano que me pediram esse exame de ultrassom. Quando consigo realizá-lo eles desmarcam a consulta e sem data para remarcar."
Maria Francisca, paciente
“Estou precisando agendar consulta com um ginecologista e não consigo pela rede pública de saúde. Não tenho condições de pagar por atendimento médico”, reclama Renata Soares, de 27 anos.
Consultas agendadas
A funcionária pública Maria Verônica Moreira de Menezes, de 47 anos, foi atendida pois já tinha consulta agendada, mas se coloca no lugar das mulheres que foram dispensadas do atendimento. “Quem chega às 7h para conseguir uma consulta é porque realmente precisa. Não pode continuar sem médicos, os órgãos responsáveis precisam dar um jeito”, enfatiza .
Segundo a gerente do Centro, Josana da Silva, a falta de médicos no centro foi agravada devido a uma liminar judicial, que remanejou os especialistas para o Hospital Materno Infantil (HMI) do município. “Eles [médicos] tinham que cumprir os plantões no HMI e nós obedecemos à ordem”, revela Josana.
Uma médica está de férias e o ginecologista especializado está afastado temporariamente por problemas de saúde. Apenas um profissional faz o atendimento a pacientes que já estavam com consultas marcadas. "Esperamos que até semana que vem a situação esteja normalizada”, garante Josana.
O Centro de Saúde da Mulher atende, em média, 30 mulheres diariamente. Cerca de 300 consultas são marcadas por mês.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Mariana Kely Lima, a Secretaria Municipal de Saúde obedeceu à liminar, remanejando os profissionais para o atendimento do HMI. “Se a liminar não fosse obedecida, geraria multa, então foi feito o remanejamento dos profissionais. Agora estamos aguardando nova decisão e novas contratações do setor responsável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário