MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lages, SC, é 1ª cidade do país a realizar fertilização in vitro de suínos


Seis suínos nasceram nesta segunda-feira (29) na Serra Catarinense.
Processo foi desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária da Udesc.

Do G1 SC

Nasceram em Lages, nesta segunda-feira (29), os primeiros suínos fertilizados in vitro do Brasil. O processo foi desenvolvido pelos alunos e professores da Faculdade de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages.
A fertilização é considerada inovadora no país. Os óvulos foram retirados de animais abatidos e depois de maturados em laboratório, os embriões foram fecundados e os embriões, transferidos para uma fêmea por meio de uma cirurgia.
 O professor de reprodução animal e pesquisador do projeto de fertilização in vitro e clonagem de suínos, Alceu Mezzalira, explica que esta não foi a primeira tentativa. Segundo ele, foram feitas duas tentativas nos últimos dois anos. Uma, há cerca de um ano, não deu certo. Dessa vez, foram fertilizadas três porcas, mas apenas em uma foi obtido sucesso.
São seis filhotes, sendo cinco fêmeas e um leitão macho. Entre os objetivos dos pesquisadores do Curso de Medicina Veterinária é desenvolver o método de clonagem de algumas raças, além de otimizar o trabalho de reprodução suína, a fim de garantir a transferência e preservação de material genético.
Foram 115 dias de gestação, e apesar da contribuição para a pesquisa genética, quando forem adultos, os porcos devem ser encaminhados para o abate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário