MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

'Meu casamento foi desfeito', diz obesa que aguarda cirurgia pelo SUS


Mulher pesa 166 kg e aguarda há 2 anos por cirurgia bariátrica, em Goiânia.
Quase 2 mil estão inscritos em programa para obesos em hospital público.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Uma mulher que pesa 166 quilos, devido a um problema hormonal, está na lista de espera para fazer uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Goiânia. Devido ao excesso de peso da ex-zeladora Janira Augusta Duarte não consegue mais fazer tarefas simples, como lavar a louça, e passa os dias em um quartinho, da cama para o sofá. “Perdi o equilíbrio, meu casamento foi desfeito porque eu acabei ficando imobilizada em uma cama. Transtornou a minha vida”, afirma.
Janira é uma das quase duas mil pessoas obesas que estão cadastradas no programa de prevenção e controle da obesidade do Hospital Geral de Goiânia (HGG). São 280 pacientes na fila para fazer a cirurgia de redução de estômago. Segundo a direção do HGG, atualmente, de três a quatro pacientes obesos são operados por mês. O número ainda não é o suficiente para atender todos os casos.
O diretor do HGG, André Luiz Braga, explica que a cirurgia é considerada de alta complexidade e que o hospital vai passar por uma reforma. Em março do ano que vem devem ser entregues mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que vai possibilitar atender melhor a demanda. “Estamos reformando nossa UTI, passando dos atuais dez para 29 novos leitos, podendo assim aumentar em muito a oferta cirúrgica”, ressalta.
O HGG informou que foi agendada uma consulta para Janira Duarte para o próximo dia 9 de novembro de 2012. Ela deverá ser reavaliada pela equipe multidisciplinar e encaminhada para a cirurgia, conforme as conclusões desse colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário