MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

'Outubro Rosa' encerra em Manaus com 20 mil exames realizados


Ação ofertou consultas para diagnóstico de câncer de mama e útero.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram à campanha.

Do G1 AM

Amigas do Peito incentivam prevenção do câncer de mama (Foto: Reprodução EPTV)Campanha incentiva prevenção do câncer de mama
(Foto: Reprodução EPTV)
A Campanha "Outubro Rosa 2012" encerrou em Manaus nesta terça-feira (30) com o total de 20 mil exames para diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero realizados. As atividades foram encerradas com um passeio ciclístico pelas principais ruas da capital.

Segundo a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica do Amazonas, Marília Muniz, o número de exames realizados durante o Outubro Rosa representa um crescimento de 37% na comparação com a média registrada nos demais meses do ano. "Historicamente, o movimento aborda o câncer de mama, mas aqui, no Amazonas, a gente incluiu o de colo uterino porque ele também afeta muitas mulheres", frisou.

Conforme a coordenação Estadual de Atenção Oncológica, foram realizados 15 mil exames papanicolau, para diagnóstico do câncer no colo do útero, e outras seis mil mamografias. Em média, o sistema estadual de saúde registra, mensalmente, 12 mil testes de papanicolau e 3,3 mil mamografias. "O diagnóstico na fase inicial é importantíssimo porque aumenta significativamente as chances de cura. O câncer de colo uterino é 100% curável se for diagnosticado logo no início e o câncer na mama, quando conhecido precocemente, é mais fácil de ser curado", reforçou Muniz.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram ao Outubro Rosa e desenvolveram ações educativas e mobilização popular para chamar a atenção para a doença, sob a orientação do Governo do Estado. Monumentos e espaços de grande circulação, como a Ponte Rio Negro e o Teatro Amazonas, receberam iluminação especial na cor rosa. Em Manaus, as atividades foram coordenadas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer.
Os exames preventivos de câncer de colo do útero podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde através de agendamento prévio. A mamografia, que é utilizada para identificar o câncer de mama, é solicitada na UBS e é realizada em clínica radiológica conveniada ao SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário