MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A SAÚDE NA BAHIA PEDE SOCORRO URGENTE

'Estamos tentando ampliar oferta', diz subcoordenadora após fila gigante

Na manhã desta segunda-feira, dezenas de pacientes tentaram uma senha.
Secretaria afirma que pacientes de outros municípios incham demanda.

Do G1 BA

Fila (Foto: Reprodução/TV Bahia)Dezenas de pacientes enfrentaram sol forte na fila
para conseguir marcar uma consulta em Salvador
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A subcoordenadora de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Daniela Alcântara, falou nesta segunda-feira (5), sobre a fila gigante para marcação de consultas no Hospital Santa Izabel, que atende pela rede pública e particular de saúde. Durante a manhã, a fila foi formada com 1,5 km de extensão, com mais de 300 pessoas tentando marcar consultas médicas. Nem todos conseguiram senhas para atendimento.
A subcoordenadora de regulação disse que "a secretaria vem tentando recompor o teto de Salvador, não só para o Hospital Santa Izabel, como para outros estabelecimentos. Até dezembro de 2012, estamos concluindo o processo de chamamento público, que será feito com estabelecimentos privados, ampliando a oferta, não só para o Hospital Santa Izabel, mas para outras unidades de saúde", afirmou Daniela. Ela disse ainda, que, com essa ação pública, novas especialidades serão atendidas. "Provavelmente iremos ampliar para 24 linhas de cuidados diferentes, tanto para procedimento de média complexidade, quanto para alta complexidade e consultas", completou a diretora. A previsão para esta ação é dezembro de 2012, informou a subcoordenadora.
Daniela explicou também que o atendimento é direcionado para os moradores da capital baiana. Já para os oriundos de outros municípios do estado, os pacientes devem procurar primeiro a central de marcação do próprio município.
"Muita gente que estava na fila é oriunda de outros municípios baianos, e para poder ser atendido é preciso que o município repasse verbas para a central de regulação da Secretaria de Saúde. A marcação de consultas pode ser realizado do seu próprio município. É preciso que isto esteja organizado de melhor forma, para não criar filas desse tamanho", afirmou.
Sobre o número de pacientes na fila, o diretor do Hospital Santa Izabel, José Almeida, disse que não tem como ampliar o número de vagas. "Eu não tenho como aumentar toda vez o número de consultas que o hospital oferece. O hospital tem uma capacidade de atendimento, tem um grupo de médicos que atendem. Se eu aumentar o número de fichas atendidas, nós vamos agendar para quatro, cinco ou seis meses. Vai chegar uma hora que pacientes que precisam do retorno não terão vaga", afirma Almeida.
Longa fila
Uma longa fila se formou na Ladeira do Arco manhã desta segunda-feira (5) nas proximidades do Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré, em Salvador. Mais de 300 pessoas se concentraram na região desde o início da manhã tentando marcar consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fila (Foto: Imagem/TV Bahia)Fila foi formada por pacientes que tentavam marcar consultas na rede pública de saúde (Foto: Imagem/TV Bahia)
"Quando cheguei no Santa Izabel mandaram vir para essa ladeira enorme", conta Maria da Paixão Sena.
Às lágrimas, Antônia de Jesus temia não ser atendida. "Não tenho condição de vir amanhã, não tenho. Tô chorando porque uma pessoa passar por tudo que passou, tenho pressão alta, tenho problema, sou hipertensa, e agora vim perder viagem", lamenta.
"Eu tenho um exame feito para trazer para o médico tem oito meses e não consigo vaga para nada, abriu vaga para hoje e cheguei aqui 4h da manhã e não consegui entrar, cheguei aqui já encerrou para todos os médicos. Tô aqui me tremendo de fome já", diz outra senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário