MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Agência que leva turistas a favelas e aldeias da Índia ganha prêmio


Reality Tours é eleita melhor organização de turismo responsável do mundo.
Empresa destina 80% do lucro de seus passeios à comunidade.

Do G1, em São Paulo

Uma agência que organiza passeios guiados em favelas e aldeias da Índia foi considerada a melhor organização de turismo responsável do mundo em um prêmio sobre o assunto.
Desde 2004, o “Responsible Tourism Awards” reconhece anualmente organizações e indivíduos do mundo todo que desenvolvam um trabalho “inspirador” na área do turismo. A agência Reality Tours and Travel, baseada em Mumbai, foi a premiada de 2012.
Turista em escola indiana (Foto: Divulgação/Reality Tours)Turista durante visita guiada a uma escola na India (Foto: Divulgação/Reality Tours)
Segundo os organizadores do prêmio, a empresa foi escolhida “por mostrar que é possível organizar um tour em uma favela de um jeito responsável, mostrando os lados positivo e negativo e destinando o dinheiro arrecadado com seu negócio para as comunidades pobres”.
Homem em Dharavi, favela de Mumbai (Foto: Divulgação/Reality Tours)Pintor em Dharavi, a maior favela da Índia
(Foto: Divulgação/Reality Tours)
Os roteiros a pé por Dharavi, a maior favela da Índia, são o carro-chefe da Reality Tours, que se propõe a mostrar a “Índia real” aos visitantes e destina 80% do lucro a comunidades locais.
Dharavi serve de moradia para mais de 1 milhão de pessoas e sua economia move US$ 665 milhões de dólares todo ano.
Acompanhados por um guia “de origem humilde” treinado pela agência, os turistas visitam casas, centros de reciclagem e de artesanato em cerâmica, fábricas de sabão, o centro comunitário e outros lugares significativos.
A intenção, segunda a agência, é mudar os estereótipos que os turistas têm em relação às favelas.
Outro roteiro organizado pela Reality Tours é um passeio de bicicleta que começa pouco depois das 6h da manhã e que, segundo a agência, permite experimentar uma Mumbai calma e serena, bem diferente da agitação do restante do dia.
Turista em mercado de Mumbai (Foto: Divulgação/Reality Tours)Turista em mercado de Mumbai, um dos roteiros da Reality Tours (Foto: Divulgação/Reality Tours)
A empresa organiza ainda passeios noturnos por Mumbai, em mercados ou em aldeias rurais, além de um tour todo feito usando transporte público.
Segundo Adina Gorke, responsável pelo marketing da Reality Tours, a agência recebe alguns turistas brasileiros, mas por enquanto são poucos.
Turistas em refeição em aldeia (Foto: Divulgação/Reality Tours)Visitantes durante almoço em Chinchoti, aldeia da Índia (Foto: Divulgação/Reality Tours)
Mumbai à noite (Foto: Divulgação/Reality Tours)Foto tirada durante passeio noturno por Mumbai (Foto: Divulgação/Reality Tours)
Turista na India (Foto: Divulgação/Reality Tours)Turista interage com mulheres que lavam roupa em aldeia (Foto: Divulgação/Reality Tours)
Turista em aldeia da India (Foto: Divulgação/Reality Tours)Turista ajuda em trabalho rural em aldeia (Foto: Divulgação/Reality Tours)

Nenhum comentário:

Postar um comentário