MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Agricultores desenvolvem projeto de revitalização de rio em Minas Gerais


Rio dos Cochos é um dos afluentes do Rio São Francisco.
Trezentos produtores rurais de Januária necessitam da água do rio.

Do Globo Rural
A luta de agricultores para revitalizar um rio em Januária, Minas Gerais, está servindo de exemplo para produtores de todo o Brasil. Os participantes de um encontro sobre a convivência com o semiárido conheceram o projeto.
Trezentos produtores rurais de Januária, no norte de Minas Gerais, precisam da água do Rio dos Cochos, um dos afluentes do Rio São Francisco. Por isso, eles lutaram para que o projeto de revitalização do curso d’água fosse bem sucedido. Fotografias da década de 80 registraram a situação do rio, que estava assoreado por conta de desmatamentos.
Os 10% do volume de água em relação ao que o rio já teve é um grande recomeço para os produtores rurais. A água que corre é o resultado das últimas chuvas dos últimos dias no norte de Minas Gerais e de lençóis freáticos que se recuperam devagar.
O topo de morro está protegido com mata nativa. As curvas de nível foram bem feitas e as barraginhas protegem o leito do assoreamento segurando a enxurrada que desce dos pontos mais altos. Ao todo, são 858 nas comunidades da bacia do Rio dos Cochos. Aos poucos, o volume armazenado infiltra no solo. A mata ciliar tem o triplo do tamanho exigido pelo Novo Código Florestal.
Mas ainda não é possível contar apenas com o rio. O telhado do agricultor José Gomes não é apenas uma proteção. As calhas encaminham a água para uma caixa para ser usada. A criação não passa sede. A plantação responde ao cuidado e há força na terra que produz.
Pessoas acostumadas a enfrentar desafios no semiárido foram de vários estados do Brasil para saber como é possível fazer um rio seco voltar a ter água. Participantes do encontro anual da ONG Articulação do Semiárido levarão o exemplo mineiro de união de produtores. O encontro termina na sexta-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário