MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ANP realiza operação contra fraude em postos de gasolina no Rio


Quinze estabelecimentos foram fiscalizados nas zonas Sul e Oeste.
Até as 12h, nenhuma irregularidade tinha sido encontrada.

Do G1 Rio
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou na manhã desta quinta-feira (15) uma operação contra fraudes em postos de combustíveis. Ao total, quinze estabelecimentos na Zona Sul e na Barra da Tijuca, Zona Oeste, receberam a visita dos fiscais. Segundo a ANP, as ações são intensificadas nos feriados, conforme mostrou o RJTV.
Em um posto localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul, os agentes analisaram a qualidade da gasolina e o funcionamento das bombas. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Mas sem a presença dos fiscais nos postos, fica difícil para o motorista saber a qualidade da gasolina e se a bomba está marcando a quantidade real de combustível que entrou no tanque. No entanto, ainda segundo a ANP, o consumidor pode descobrir na hora se está sendo enganado através de teste da gasolina adulterada, que fica pronto em poucos minutos.
"O funcionário dos poste vai colocar metade água e metade gasolina em um tubo padrão que existe em cada posto. Depois ele agita a mistura e a água vai puxar o etanol que está contido na gasolina e para o consumir, a mistura tem que está marcando entre 59 e 60 [litros]", explicou o fiscal da ANP, Eduardo Simões.
A porcentagem estabelecida de álcool na gasolina é de 20%. No teste da bomba é usado um galão de 20 litros. Todos os postos são obrigados a ter o equipamento que é usado para fazer esta verificação.

Estabelecimento interditado
No mês passado, uma fiscalização encontrou problemas em um posto em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Uma peça fazia com que fosse registrada na bomba uma quantidade maior de combustível, do que aquilo que foi realmente colocado no tanque do carro. A gasolina também estava adulterada. Na época, o estabelecimento foi interditado.

Os postos que forem flagrados vendendo combustível fora do padrão podem ser multados em até R$ 5 milhões e os responsáveis por esse tipo de fraude pode ser indiciado por estelionato e crime contra economia popular.
Quem souber de postos de gasolina que estão com combustível adulterado, pode ligar para o telefone 0800 970 0267.

Nenhum comentário:

Postar um comentário