MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Após ataques, padre de Florianópolis cancela missas até domingo


Decisão foi tomada depois de ônibus ser queimado na frente de igreja.
Local estava com mais de 2 mil fiéis no momento do crime, na quarta (14).

Glauco Araújo Do G1 SC

Interior da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro dos Ingleses, em Floarianópolis (Foto: Glauco Araújo/G1) Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro dos Ingleses, em Florianópolis (Foto: Glauco Araújo/G1)
Após a série de ataques a ônibus em Florianópolis, o padre da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Ingleses, decidiu cancelar as missas que seriam realizadas no local. A próxima celebração religiosa será feita às 9h30 deste domingo (18).
Zenaide Pavan, moradora, registrou o momento em que o ônibus estava em chamas (Foto: Zenaide Pavan)Moradora registrou o momento em que o ônibus
estava em chamas (Foto: Zenaide Pavan)
A decisão foi tomada pelo padre Mário José para evitar que a aglomeração de fiéis na igreja possa ser alvo de ataques de criminosos na cidade. Nesta quarta-feira (14), um ônibus foi incendiado na porta da igreja, que estava com cerca de dois mil fiéis para a realização do Cerco de Jericó (campanha de sete dias e sete noites de oração). O evento, que havia começado no sábado (10) e terminaria neste sábado (17), é realizado uma vez por ano e foi cancelado.
Segundo o diácono Roque Ferreira dos Passos, 69 anos, disse que as missas previstas para ocorrer diariamente às 3h, 9h, 15h e 20h foram canceladas. “O nosso padre vai retomar as missas no domingo, quando ele fará o encerramento do Cerco de Jericó, infelizmente. Esse é um dos principais eventos religiosos da igreja aqui na comunidade. Reunimos milhares de pessoas, mas dessa vez não conseguimos completar o ciclo de orações.”
Passos estava do lado de fora da igreja no momento do ataque ao ônibus na quarta-feira. “A missa das 20h estava prestes a começar. Estava com o padre e outros diáconos do lado de fora esperando o animador terminar o aquecimento dos fiéis para entrarmos na igreja. Foi quando vimos o clarão do fogo por causa ao ônibus”, afirmou.
Diácono Roque Ferreira dos Passos disse que missas serão retomadas no domingo (18) (Foto: Glauco Araújo/G1)Diácono Roque Passos disse que missas serão retomadas no domingo (18) (Foto: Glauco Araújo/G1)
O padre Mário José ficou chocado com o ocorrido. “Foi um susto muito grande. Felizmente ninguém ficou ferido”. Passos afirmou ainda que o animador do evento religioso teve papel importante em controlar a emoção dos fiéis, que começaram a entrar em pânico quando a fumaça do fogo no ônibus começou a entrar na igreja. “Ele conseguiu tranquilizar as pessoas. Elas começaram a ficar desesperadas, com receio de que os responsáveis pelo ataque se voltassem contra o grupo que estava na igreja rezando”, falou o diácono.
Até domingo, uma equipe de voluntários está indo na igreja para realizar a limpeza do local. “Precisamos de mais de 20 pessoas só para conseguir limpar o altar. Foi muita cinza que ficou impregnada no chão e nos móveis”, finalizou Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário