MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Após morte de cães, Ministério quer 6 produtos fora do mercado no ES


Laudo confirma morte de animais contaminados por fungos em ração.
Empresa retirou produtos determinados pelo Ministério da Agricultura.

Glacieri Carraretto Do G1 ES

O cachorro Amendoim morreu contaminado por fungo em ração. (Foto: Dora Lúcia Frasson/ arquivo pessoal)O cachorro Amendoim morreu contaminado.
(Foto: Dora Lúcia Frasson/ arquivo pessoal)
Após descobrir a morte de mais de 20 cães contaminados por fungos em ração, o Ministério da Agricultura solicitou a retirada do mercado de seis produtos fabricados pela empresa Adimax Pet. Segundo o órgão, em nota divulgada na tarde de terça-feira (27), os alimentos foram produzidos no mesmo período dos lotes contaminados e a medida é preventiva. A empresa informou que os lotes contaminados foram retirados “voluntariamente” antes da confirmação de contaminação ou solicitação por parte do ministério.
A Adimax Pet foi denunciada após colocar no mercado dois lotes de uma ração contaminada por fungos, que provocou a morte de pelo menos 20 cães no Espírito Santo. As mortes foram comprovadas com exames clínicos e laudos da médica veterinária Maria da Glória Cunha. O material analisado aponta a presença da substância aflatoxina, que se desenvolve no milho, um dos ingredientes da ração. A contaminação causa hepatite.
Outro ladoA empresa admitiu que foram identificados níveis acima do recomendado desta substância nos lotes citados na denúncia ao Ministério da Agricultura. Em nota, a Adimax Pet informou que já adquiriu novos equipamentos para auxiliar no controle de qualidade da matéria-prima e aumentou a frequência de realizações das análises laboratoriais.

Investigação
Após a denúncia da veterinária, o Ministério da Agricultura informou deu início as investigações. O órgão realizou inspeções em duas unidades e um depósito da empresa denunciada, localizadas nos estado de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o ministério, ''foram colhidas amostras dos produtos denunciados e realizadas inspeções nas fábricas, tendo sido a empresa autuada por irregularidade constatadas no processo de produção e pela fabricação de produtos contaminados". O órgão ressaltou que este foi um caso isolado nos lotes especificados para o recall.

A Adimax Pet está colaborando com o órgão e se empenhando na apuração dos fatos.

Foram suspensos os seguintes lotes:Magnus Fórmula Natural Pequenas Raças - Lotes 136/12A e 136/12C  (denunciados por médicos veterinários com suspeita de )
Magnus Nuggets Pequeno Porte - Lotes 136/12C e 137/12C
Magnus Fórmula Natural Filhote - Lote 136/12C
Magnus Cat Mix com Nuggets -  Lotes 137/12A  e 137/12C
Fominha - Lote 132/12A
Bazucão - Lote 132/12C
Unicão - Lotes 132/12C e 133/12C

Nenhum comentário:

Postar um comentário