MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aquecimento do mercado imobiliário provoca falta de concreto em PE


Fabricante diz ter triplicado produção: de 5 para 15 mil metros cúbicos/mês.
Para diretor regional da Ibracon, situação é passageira.

Do G1 PE

Com o aumento no número de obras e o aquecimento do mercado imobiliário em Pernambuco, o setor da construção civil enfrenta um problema: a falta de concreto, material fundamental para os trabalhos. Por conta disso, vários empreendimentos acabam atrasando o período de entrega. Este é o caso de um empresarial no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Com 10 andares e 14 pavimentos, atrasou a conclusão, que deveria ser em março, para maio de 2013, como mostrou reportagem do NETV 2ª Edição nesta quinta-feira (8).
“Está muito difícil encontrar fornecedor, devido ao boom de engenharia que aconteceu aqui em Pernambuco. E também tem a parte logística da coisa: hoje temos Suape, Goiana, são extremos, e isso começa a dificultar a entrega na própria capital, onde temos essas obras”, reclama o construtor Ado Castro do Nacimento. Para os construtores, as concreteiras, responsáveis pela produção do material, sempre têm uma desculpa para não cumprir a data da entrega.
O crescimento da demanda transformou a logística de uma empresa que abastece o mercado recifense há cerca de 30 anos. De acordo com Leonardo Pacheco, gerente geral da concreteira, nos últimos 10 anos o índice de vendas triplicou: em 2002 a empresa vendia 5 mil metros cúbicos de concreto por mês, o equivalente a 625 viagens de um caminhão de grande porte. Atualmente, são aproximadamente 15 mil metros cúbicos mensais e cerca de 1.875 viagens.
Pulmão
Para conseguir entregar o concreto sem atrasos, Pacheco diz que foi preciso fazer alterações na logística: “Nós aumentamos a capacidade de estoque de material, qualquer problema de fornecimento, teremos um pulmão maior para não prejudicar nosso atendimento. Além disso, renovamos os equipamentos, para gerar confiabilidade e credibilidade junto ao mercado”.
Falta concreto em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)Concreteiros dizem que construtores precisam se antecipar nos pedidos porque Pernambuco não conta com concreto de pronta entrega (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com os especialistas do mercado, Pernambuco não conta com concreto de pronta entrega. Graças a isso, o prazo mínimo é de uma semana, 10, 15 dias ou mais. Com a demanda, o setor trabalha com programação de vendas e, assim que a matéria prima chega, já começa a produção. Além disso, concreteiros dizem que os construtores precisam se antecipar nos pedidos.
“Várias empresas entraram no mercado, exatamente para ajudar neste setor, tanto na parte de produção do concreto como em outras áreas, de construtoras. Tem muitos projetos envolvidos, tanto na Região Metropolitana do Recife como fora dela”, explica Romilde Almeida de Oliveira, diretor regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).
Apesar da escassez atual de material, o Ibracon garante que os problemas são passageiros e o mercado deve se adaptar para atender a demanda. “Não pode e nem vai faltar concreto para o Estado”, assegura Romilde Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário