MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Arquiteto Oscar Niemeyer está em franca melhora, diz médico


Segundo equipe, ainda não há previsão de alta.
Sobrinho diz que ele está ansioso para sair do hospital.

Isabela Marinho Do G1 Rio

Médicos conversaram com a imprensa na manhã deste domingo (11) (Foto: Isabela Marinho)Médicos conversaram com a imprensa na manhã
deste domingo (11) (Foto: Isabela Marinho)
O arquiteto Oscar Niemeyer está em franca melhora, segundo a equipe médica que o atende no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O médico Fernando Gjorup, diretor geral da unidade, a diretora Cristina Quadrat e o médico Paulo Niemeyer falaram sobre o tratamento do paciente em entrevista coletiva na manhã deste domingo (11).
“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidados, ele está bem”, disse Gjorup, destacando que não há nenhum indicativo que o arquiteto vá piorar.
Há quatro semanas Oscar Niemeyer foi internado com quadro de desidratação. Segundo o médico, é comum, pela idade dele, que ele tenha um grau de desidratação. “O rim sofreu com esta desidratação e sua função renal ficou prejudicada. Isto ainda preocupa, mas ele vem melhorando. Ele está respondendo ao tratamento e isto é o mais importante”, disse Gjorup.
Oscar Niemeyer internado Rio (Foto: Marcia Foletto/ Ag. O Globo)Oscar Niemeyer internado Rio
(Foto: Marcia Foletto/ Ag. O Globo)
O arquiteto está lúcido e reconhece as pessoas. De acordo com o médico, no final de semana passado ele estava discutindo um projeto com um calculista do escritório dele.

Oscar Niemeyer está em uma unidade intermediária, entre o quarto e o CTI. Ele respira espontaneamente, ou seja, não depende de aparelhos, e está comendo, embora receba suporte alimentar.

“A família está muito satisfeita com a saúde dele e a gente espera levá-lo de volta para casa”, disse o médico e sobrinho do arquiteto, Paulo Niemeyer. Segundo Paulo, seu tio está lúcido e não vê a hora de sair do hospital.

  Os médicos ressaltaram que a coletiva foi devido aos boatos sobre a saúde de Niemeyer. Fernado Gjorup disse que há que há três anos o arquiteto esteve internado com choque séptico e que, na ocasião, seu estado de saúde era muito mais grave que o atual.
De acordo com Vera Niemeyer, mulher do arquiteto que estava no local, Niemeyer ainda tem muitos projetos e o que mais chama a atenção é um Centro Cultural no Marrocos. “Ele está ansioso para sair logo e perguntando quando vamos sair para tomar um vinho”, disse.
Niemeyer está internado desde a tarde de terça-feira (6).

Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário