MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Árvore de Natal da Lagoa terá 85 metros e novo jogo de luz


Árvore deverá ser inaugurada no dia 1° de dezembro.
Espectadores serão levados a uma 'viagem' a vários países.

Janaína Carvalho Do G1 Rio

Árvore da Lagoa simbolizando  a estação do verão, Natal no Brasil (Foto: Divulgação)Árvore da Lagoa simbolizando a estação do verão, Natal no Brasil (Foto: Divulgação)
A árvore de Natal da Lagoa promete levar a população a uma viagem a diversos países, com o tema "Todos os Natais do mundo". Para demonstrar como é celebrado o Natal em outras regiões, os espectadores serão levados às quatro estações do ano. Com inauguração prevista para o dia 1° de dezembro, no Parque do Cantagalo, Zona Sul do Rio, a partir das 20h, a árvore terá 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares e pesará 542 toneladas.
Além do palco, quem quiser acompanhar o espetáculo de inauguração terá três telões à disposição em pontos estratégicos da Lagoa (Parque dos Patins, Parque do Cantagalo e Parque dos Skates).

O espetáculo da 17ª edição da árvore começará com um jogo de luzes que remetem ao outono. Uma base de lâmpadas em tons de verde, com detalhes de galhos de árvores, simulará a queda das folhas. Na sequência seguinte, a árvore ganha uma tonalidade totalmente branca, representando o Natal dos países que comemoram a data no período do inverno. Um efeito e jogos de luzes simularão a neve caindo.
A estação da primavera é representada por luzes amarelas, ganhando flores coloridas, em efeito 3D, como se fosse mesmo um jardim brotando. Finalmente no verão, época em que os brasileiros comemoram a data, a árvore ganhará tons de amarelo com brilho solar. Bolas coloridas de diversos tamanhos darão um toque especial. Na edição desse ano, a Árvore de Natal da Lagoa também ganha, pela primeira vez, uma base iluminada, que representa uma toalha de mesa rendada como apoio.
"O outono prepara para o inverno, que é quando acontece o Natal nos países do Norte, a primavera prepara para a chegada do verão, que é quando acontece o Natal nos países do Sul, como no Brasil. Esse ano, um motivo de grande felicidade é poder fazer uma coisa tão bonita de forma mais artesanal. Tem as bolinhas, que são coisas que as pessoas colocam na árvore de suas casas e que estarão presentes na decoração da Árvore da Lagoa esse ano", afirmou o cenógrafo Abel Gomes.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, o esquema de trânsito que será adotado na região esse ano é o mesmo do ano passado. "Haverá controle de flanelinhas e de estacionamento irregular. Não será permitido estacionar no entorno e no canteiro central da Lagoa", afirmou o secretário, destacando que não está programada nenhuma ação especial em função das obras da Linha 4 do metrô.
A publicitária Roberta Medina, que assina a produção do evento, disse que é uma felicidade poder concretizar a 17ª edição do evento. "É o momento mais democrático da cidade. Temos uma árvore na nossa casa, mas temos o privilégio de ter uma árvore que reúne a cidade, que junta as pessoas ao redor dela", afirmou Roberta, aproveitando para fazer um apelo à população para que deixe o carro em casa. "Quem mora em ruas próximas deve deixar os carros em casa para favorecer o trânsito na cidade", afirmou.
Concerto de abertura
O concerto de abertura de 2012 será uma livre apresentação, com entrada gratuita, da peça “O Mágico de OZ”. O evento contará com a apresentação da atriz e cantora Malu Rodrigues e do ator Luiz Carlos Miele. Também haverá um concerto natalino interpretado pelo Coral da Fundação Bradesco, pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e pelos cantores Emílio Santiago e Simone. Para completar o espetáculo, a apresentação do balé “Quebra Nozes” promete atrair a atenção do público.
A estrutura de 542 toneladas está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores, que pesam entre 12 e 16 toneladas, interligados por vigas. A iluminação da maior árvore de Natal flutuante do mundo será feita por 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosos e 100 refletores de led RGBW, além de seis geradores embarcados, sendo quatro para a iluminação básica da árvore e os outros para serviço e sinalização noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário