MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de novembro de 2012

'Até acredito que sou o Papai Noel', diz 'bom velhinho' do Natal Luz


Júlio Cézar Rodrigues se caracteriza como o personagem desde 1974.
Ator passa quatro meses cultivando a barba para participar do evento.

Felipe Truda Do G1 RS, em Gramado
Júlio Cézar Rodrigues é Papai Noel no Natal Luz, em Gramado, desde 2008 (Foto: Felipe Truda/G1)Júlio Cézar Rodrigues é Papai Noel no Natal Luz, em Gramado, desde 2008 (Foto: Felipe Truda/G1)
Mais do que o encanto que a touca e a roupa vermelha despertam nas crianças, é o carisma e a paixão que fazem de Júlio Cézar Rodrigues, o Papai Noel da ópera Nativitaten, uma das atrações do Natal Luz de Gramado. Bonachão, sorridente e sempre atencioso, anima o público antes do início dos espetáculos ao redor do Largo Joaquina Bier, na Serra do Rio Grande do Sul.
Papai Noel não tem idade"
Júlio  Rodrigues, Papai Noel
"Adoro sentir o carinho da arquibancada", conta ao G1 o ator Júlio Cézar Rodrigues, que desde 2008 participa do Natal Luz. Motorista de ônibus aposentado desde 2006, ele é natural de Jaguarão, mas mora em Porto Alegre.
No fim do ano, afasta-se da família por mais de dois meses e sobe a Serra durante o evento para fazer alegria dos pequenos. "Passo 74 dias longe dos meus netos", diz.
Rodrigues não espera o momento de entrar em cena para personificar o Papai Noel. Ainda os bastidores, anima os colegas. "As pessoas me tratam de uma maneira que eu até acredito que sou o Papai Noel", brinca. "Às vezes passeio na rua sem a roupa e mesmo assim o pessoal me reconhece", afirma, apontando para o traje que o caracteriza como o símbolo natalino.
Já a caráter, Rodrigues conversa com colegas nos bastidores do Nativitaten (Foto: Felipe Truda/G1)Já a caráter, Rodrigues conversa com colegas nos
bastidores do Nativitaten (Foto: Felipe Truda/G1)
Desde 1974, o aposentado se veste de Papai Noel para animar o Natal. Na época, era apenas uma brincadeira da família. "Eu era o mais gordinho, mas ainda tinha de usar máscara naquela época. Meu sogro adorava, e o escalado era eu", recorda. Atualmente, o bom velhinho passa quatro meses cultivando a barba para o evento. Quando questionado sobre a idade, ele despista: "Papai Noel não tem idade, não".
Para ele, o sacrifício de ficar longe da família vale a pena. Além do prazer de personificar o símbolo natalino, ele sente o peso da responsabilidade. "Não se pode brincar com os sentimentos de uma criança. Sei de pelo menos três crianças que, se passam o Natal sem me ver, ficam tristes. Um deles chegou a adoecer por isso. A vó dele me contou.
Sobre o espetáculo
Papai Noel durante o espetáculo Nativitante (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)Papai Noel durante o espetáculo Nativitaten (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)
A música erudita se mistura à popular em meio a coreografias de artistas e sob um céu tingido por luzes coloridas e fotos de artifício no Navitaten, a ópera ao ar livre do Natal Luz de Gramado, cidade da Serra do Rio Grande do Sul. A apresentação é realizada no Lago Joaquina Rita Bier, e neste ano apresenta novidades como a diversidade de estilos musicais, a presença de acrobatas e as balsas com artistas se apresentando sobre a água.
A ideia, de acordo com o diretor Dilmar Messias, é inovar sem prejudicar a relação do evento com o Natal Luz e com a comunidade da pequena cidade gaúcha. Pouco antes dos 39 atores e o coral de 100 vozes entrarem em cena, o clima natalino começa com dezenas de jovens vestidos como papais noéis circulando em torno do espaço entre o lago e o público saudando os espectadores. Pouco depois, é a vez do próprio Papai Noel entrar em cena. Subitamente, uma bateria de fogos de artifício surpreende e atrai os olhares ao céu e ao centro do lago, que fica em chamas.
Na chegada dos artistas é possível perceber algumas inovações: uma soprano interpreta as Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, sobre uma das cinco balsas que percorrem a superfície do lago. Um coral posicionado na margem dá apoio. Todas as balsas têm acrobatas, que se movimentam repetidamente atraindo atenções para todos os lados.
O clima de diversidade se completa com a integração entre acrobatas profissionais e membros da comunidade de Gramado, que passam por um treinamento de quatro meses antes de entrar em cena e encantar turistas e moradores locais.

Serviço
Nativitaten
Local:
Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado.
Horário: 21h30
Valor: de R$ 55 a R$ 230, conforme a localização e a data escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário