MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ATENÇÃO CONSUMIDORES DE PEPSI COLA

Vigilância pede retirada de lote de refrigerante após intoxicação no RS

Exames de Laboratório do Estado comprovaram alterações no produto.
Por meio da assessoria, empresa diz que lote já foi recolhido do mercado.

Do G1 RS

Três casos de intoxicação alimentar provocados pela ingestão do refrigerante de cola da marca Pepsi levaram o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul a pedir o recolhimento de um lote da bebida e emitir alerta epidemiológico para todos os municípios do estado. Em contato com o G1 por telefone, a empresa informou por meio de sua assessoria que o lote foi recolhido e que se trata de um caso isolado.
Segundo o órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, o primeiro caso foi registrado no município da Araricá, no Vale do Sinos, no final de outubro. Após ingerir a bebida, um mulher de 27 anos apresentou sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, coceira e ardência na pele. Outras dois consumidores também teriam passado mal.
O primeiro caso chegou ao conhecimento do programa de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos no dia 29 de outubro. Após o recolhimento da bebida, análises no Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmaram alterações no refrigerante.
A empresa fabricante foi notificada pela Vigilância Epidemiológica para retirar do mercado o lote PS 2238 15:42 da bebida, distribuído em embalagens pet de 2,5 litros e com data de validade até 8/12/2012. O produto foi fabricado pela Ambev em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Conforme a assessoria da empresa, a contaminação teria acontecido fora da fábrica, em um único ponto de venda, já que todas as embalagens examinadas foram recolhidas no mesmo local. A companhia esclarece ainda que realizou testes em diversas amostras do mesmo lote e todas estavam aptas para o consumo.
No documento repassado a secretarias de saúde e educação municipais, além de hospitais e clínicas, a Vigilância em Saúde pede para que eventuais novos casos sejam comunicados ao órgão pelo telefone (51) 3901-1165 ou pelo e-mail notifica@saude.rs.gov.br. O órgão destaca a importância de resgatar a embalagem do refrigerante ingerido para identificar possíveis lotes com problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário